Eu sou sou completamente apaixonada por Floripa.
Eu definitivamente acho que deveria ter nascido lá, pode parecer estranho, mas lá eu me sinto em casa. Quando atravessamos a Ponte Hercílio Luz meu semblante já muda, a maresia já me faz uma pessoa melhor, é instantâneo.

Floripa é a capital catarinense e possui a parte de ilha e de continente.
É uma cidade linda, com uma orla exuberante. Ao atravessar a Ponte Hercílio Luz, você entra na Beira Mar Norte e se encanta com o calçadão, as pessoas se exercitando e os prédios imponentes.
Florianópolis é uma cidade que tem pessoas de várias partes do mundo, uma cidade descolada, com um clima agradável e com muitas opções de entretenimento como casas de shows, boates, shoppings, restaurantes e hotéis.
Você pode chegar na cidade pelo aeroporto, rodoviária ou carro. A cidade possui muitas facilidades de transporte, como ônibus, uber. Mas para maior tranquilidade e facilidade no deslocamento entre as praias, é vantajoso locar um carro.
Melhor época para ir para Floripa
Nós preferimos ir para Florianópolis na baixa temporada – ou ainda nos feriados menores.
Tudo é mais tranquilo em Floripa, o trânsito é decente, os restaurantes não estão lotados e os preços voltam ao normal.
E as praias então, não estão superlotadas e ficam bem mais família.
Eu não recomendaria ir para a ilha no período entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.
Acho que é a época mais crítica do ano, nestas datas corre-se o risco de enfrentar grandes congestionamentos no trânsito, bem como falta de água em algumas regiões.
Fora o fato de não ter espaço na areia para colocar um guarda-sol ou caminhar…
Entre os dias 26 de dezembro e 06 de janeiro, é quase impossível sair do hotel para passear ou jantar fora, há uma invasão de gente para passar o Réveillon na ilha.



Outra época importante para se prestar atenção é na época de Ironman.
Durante essa prova, a cidade fica lotada de atletas e alguns trechos (onde ocorrem as provas) ficam mais tumultuadas.
É bom evitar esses períodos e locais específicos.
Tomar cuidados com horários de voos (sair com 3 ou 4 horas de antecedência), nessas datas é sempre recomendado.
Onde ficar em Floripa
Nós gostamos de ficar no norte da Ilha, nos acostumamos a ficar por lá, acho que é a região mais transitável.
Próximo à Lagoa da Conceição, com crianças, não rola… é ideal para adultos e quem gosta do agito mesmo.No verão, há momentos em que o trânsito pára completamente e você fica horas no carro parado… Imagina isso com crianças impacientes, cansadas e com calor, Jesus!
Se você está busca de sossego e mar piscininha tem a praia de Ponta das Canas, linda, tranquila (mas não tem muita coisa além disso), tem alguns hotéis e pousadas e alguns restaurantes. É para quem curte a calmaria.
Mar calminho, quente e praia maravilhosa, tem nas praias de Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras e Jurerê estas últimas tem uma estrutura bem melhor, com supermercados, lojas e opções variadas de hotéis.
Já em Ingleses, há moradores mesmo, e não só veranistas, por lá você encontra de tudo, inclusive várias clínicas médicas e os mais diversos serviços, porém o mar já é mais agitado, mas tão bom quanto…
O bom de ficar em Ingleses é que não precisa usar tanto o carro para se deslocar para outras regiões, pois tem tudo por perto.
Na parte mais central, há hotéis de padrão executivo e de luxo, mas vale a pena se estiver a trabalho ou com algum compromisso na região e prefira fica mais perto do seu itinerário.


Informações importantes sobre Florianópolis
- Não deixe de conhecer o Mercado Público de Florianópolis (@mercadopublicofloripaoficial), lá tem lojinhas, restaurantes e música ao vivo, geralmente aos finais de semana.
- A alimentação é um pouco cara. Fazer compras no mercado e preparar alguns lanches, pode baratear o orçamento. A cidade tem grandes mercados e atacados e muitos funcionam até altas horas.
- Na baixa temporada, você poderá se deslocar por toda a ilha, tranquilamente e conhecer todas as atrações e roteiros gastronômicos da cidade, independente de onde esteja hospedado.
- Jurêre é a região mais badalada da cidade, lembra Miami, com mansões e carrões, além de beach clubs badalados. Aproveite e vá dar uma volta por lá e se encantar com a beleza do lugar. A praia é muito gostosa também.
Tem lugares que nos causam conforto na alma, Floripa é assim.
Alguns lugares entram em nossas memórias e Floripa é assim.
O que eu sei é que Floripa é sempre uma boa pedida (até mesmo no caos de final de ano), o clima é bom, o mar é uma maravilha, as pessoas são bonitas e simpáticas.
Floripa inspira a gente a ficar bem…
LINKS ÚTEIS:
Nos posts abaixo, você encontra mais informações sobre hotéis e restaurantes em Floripa.
- ONDE FICAR: Hotéis Costa Norte , Hotéis em Jurerê, Costão do Santinho Resort All Inclusive, Florianópolis
- ONDE COMER: Onde comer em Floripa