Meu Hotel Preferido
bento gonçalves

Serra Gaúcha: dicas importantes sobre os Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos

Pórtico de Bento Gonçalves
Pórtico de Bento Gonçalves

Na minha humilde opinião, Bento com seus vinhedos, deve estar obrigatoriamente no roteiro de quem vem conhecer a Serra Gaúcha.

Eu acredito que Bento tem um potencial turístico gigantesco!

A cidade já se desenvolveu muito nesse sentido nos últimos anos, mas eu acho que os turistas ainda (felizmente ou infelizmente) ainda não descobriram as maravilhas na “Toscana Brasileira”…

Gramado e Canela são lindas, mas não conhecer Bento é um desperdício.

Esta cidade está a 120 km de Porto Alegre. Você pode chegar pelo aeroporto Salgado Filho em POA ou Caxias do Sul. Eu sempre recomendo POA, pois o nosso aeroporto fecha muito por causa do mau tempo…

Os principais roteiros turísticos de Bento Gonçalves

A região mais famosa de Bento Gonçalves é o Vale dos Vinhedos, que é um roteiro, uma região de 82 quilômetros onde estão localizados diversos negócios locais que divulgam a cultura italiana.

São restaurantes, cafés, hotéis, e principalmente vinícolas.

Em 2002 essa região recebeu o reconhecimento como indicação geográfica, onde seus produtos saem com selo de pertencimento à região. Essa foi a primeira região no Brasil a ter esse reconhecimento.

Imagem do site da Revista Excelência

Não tão conhecida como o Vale dos Vinhedos, mas tão charmosa, quanto, tem a região do Caminhos de Pedra.

Uma rota de 12 quilômetros na área mais rural da cidade, próxima de Farroupilha.

Particularmente, eu acho uma região mais charmosa, mais autêntica, com uma identidade diferente, mais genuína, embora já esteja ficando famosa e com bastante circulação de turistas.

É um passeio ótimo para casais e famílias. São 12 km de belas paisagens, história e cultura italiana e uma excelente gastronomia. É um passeio ótimo para casais e famílias.

E se não fosse tudo isso, ainda assim, Bento seria a capital brasileira do Vinho e um dos principais polos moveleiros do Brasil! Ou seja, a cidade é super desenvolvida tanto no sentido industrial quanto turístico e portanto, portanto vem crescendo tão significativamente.

Imagem do site Melhores Destinos

Quantos dias ficar em Bento Gonçalves

Para chegar em Bento Gonçalves, você pode vir pelo Aeroporto de Porto Alegre ou de Caxias do Sul. O aeroporto da capital tem gaúcha tem mais opções de horários. Consulte as duas opções de valores.

Se você vier a Gramado, pode ficar uns 3 ou 4 dias lá e depois vir para Bento. Por isso, alugar um carro no aeroporto vai lhe proporcionar a liberdade de percorrer os caminhos encantadores da região.

Você pode vir a Bento Gonçalves e ficar no centro da cidade e aproveitar para circular por várias regiões, ou ficar numa dessas duas regiões turísticas principais, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedras, e ter contato direto com o enoturismo. Lembrando que, se hospedar na região mais turística, costuma ser bem mais caro..

Eu sugiro 3 ou 4 dias em Bento Gonçalves, para conhecer com calma a cidade e seus arredores. Assim você consegue curtir vários lugares (e são muitos) com tranquilidade.

No entorno da cidade tem várias cidades menores que são muito charmosas e valem o passeio.

Vá até Pinto Bandeira, quase junto ao Caminhos de Pedra. Vá até Monte Belo do Sul e Santa Tereza, no final do Vale dos Vinhedos.

Flores da Cunha, Antônio Prado, Nova Pádua … são muitos lugarezinhos encantadores para descobrir!

VAI POR MIM, VOCÊ VAI SE SURPREENDER!

Onde se hospedar em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves tem várias opções de hospedagens, por sediar várias feiras moveleiras, a cidade tem boas opções de hospedagem.

Dall’onder Hotéis: A melhor opção custo-benefício na minha opinião é a rede Dall’onder. São três hotéis com a localização mais central da região. Tem bom custo, estrutura e café da manhã.

São hotéis de atendem bem viajantes a trabalho ou com família.

Por serem as melhores opções, esses hotéis esgotam rápido suas reservas em algumas épocas. É bom reservar com a antecedência.

Laghetto Hotéis: outra rede bem conhecida aqui no Sul é a Laguetto Hotéis, sinônimo de qualidade e bom custo, esses hotéis atendem bem a necessidade dos viajantes, que vão passar a maior parte do tempo passeando e conhecendo vinícolas.

Outras opções de hospedagem de charme: se for uma proposta mais romântica, lua-de-mel ou datas comemorativas, há opções mais charmosas bem no meio dos Vinhedos.

Algumas delas:

Cappio Pousada e Hotel Lote 20 (este somente adultos) no Caminhos de Pedra

Pousada Don Giovanni e Cabanas La Pinta em Pinto Bandeira, ao lado dos Caminhos de Pedra

Pipas Terroir, Complexo da Casa Valduga, Castelo Benvenutti e Spa do Vinho no Vale dos Vinhedos (estes dois somente adultos). Tem também o Villa Michellon, mais adequado para famílias.

E NESTE POST EU TE DOU AS MELHORES DICAS DE ONDE COMER E BEBER EM BENTO GONÇALVES!

Gostou? Compartilhe:

Índice

Estamos no YouTube!

Instagram

Você também irá gostar de ler:

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *