Meu Hotel Preferido
Vila Capuchinhos Vila Flores

Serra Gaúcha: como é se hospedar na Vila Capuchinhos, em Vila Flores

Vila Capuchinhos Complexo Turístico
Jardim da Vila Capuchinhos

Vila Flores é uma pequena cidade da Serra Gaúcha, que possui menos de 3500 habitantes. Ela está a 92 km de Caxias do Sul e a 215 km da capital Porto Alegre.

Vila Flores é aquelas cidades tranquilinhas que tem a prefeitura, praça, igreja e agência bancária, onde todo mundo se conhece, as casas não tem grades e o tempo passa devagar…

Sério… é assim mesmo.

A pequena cidade é vizinha de Nova Prata e Veranópolis e faz parte do roteiro turístico Termas e Longevidade.

Vila Flores e as Termas da Longevidade

O roteiro turístico Termas e Longevidade é composto por 5 cidades: Vila Flores, Nova Prata, Veranópolis, Cotiporã e Protásio Alves.

Essas cidades são conhecidas por suas fontes de águas termais e muito procurados por turistas que apreciam o termalismo e seus benefícios.

São cidades pequenas e tranquilidades, ideais para aquele visitante que procura descanso, principalmente para famílias e viajantes da melhor idade.

Na pequena cidade de Vila Flores está localizado o Complexo Turístico Vila Flores. O que antigamente era um seminário, hoje conta com estrutura completa de hospedagem, lazer e gastronomia.

Vila Capuchinhos Complexo Turístico
Cave dos Frades

Sobre o Complexo Turístico da Vila Capuchinhos

O Complexo Turístico Vila Capuchinhos conta com 3 pousadas (uma em construção), vinícola, parreirais, restaurante, empório, capela, espaço de eventos, áreas de piscina e futuramente com parque aquático.

Antigamente, na propriedade funcionava um seminário dos frades Capuchinhos.

Com a queda na demanda por este tipo de ensino, o frades começaram a destinar o espaço que a abrigava a escola para hospedar viajantes que passavam pela região…

O sucesso da hospitalidade fez com que surgisse a Pousada dos Capuchinhos e atualmente como é chamado, Complexo Turístico Vila Capuchinhos.

Como são as pousadas do Complexo Vila Capuchinhos

No complexo há 3 pousadas, como se fossem 3 alas ou torres, de um mesmo hotel. Duas em pleno funcionamento e uma terceira em construção (2023).

No prédio do antigo seminário funciona a Pousada São Francisco, a mais antiga. Ela foi reformada, mas ainda guarda as características de um seminário mesmo: apenas dois andares, quartos menores, luz fria e ar bucólico. A decoração é mais antiga, sóbria e a a acústica também não é tão boa.

A Pousada Santa Clara foi inaugurada em agosto de 2023 e tem mais cara de pousada mesmo (um prédio mais alto, com mais andares). Ela fica junto às piscinas externas e é interligada a todo o complexo, inclusive por caminhos cobertos.

Ela tem sua própria recepção e restaurante, para mais comodidade, mas os hóspedes podem usar as áreas comuns e circular por todo o complexo normalmente.

Essa pousada, na minha opinião, é mais confortável e aconchegante. A acústica é melhor e fica mais longe da muvuca e do barulho dos hóspedes.

Tem diferença de valores, a Pousada Santa Clara é mais cara, mas pode ser interessante, pela tranquilidade e pelo conforto dos quartos. Se você for um hóspede mais exigente, prefira ficar nessa ala do complexo.

A Pousada São José está em construção e seguirá a proposta de uma categoria semelhante à Santa Clara, mais moderna e confortável e ficará mais próxima do parque aquático que também será construído.

Nós ficamos na Pousada (ala) São Francisco e nosso quarto ficava próximo da área de estar, do restaurante. O local tem bastante barulho e o cheiro de comida do restaurante também é bastante percepítvel. O quarto não tinha blackout também e a claridade pode ser um incômodo para alguns hóspedes.

Eu recomendo você a pedir por quartos mais afastados dessa área, caso opte por ficar na pousada São Francisco ou ficar na Santa Clara e você não terá esse problema.

Os quartos das pousadas são divididos em categorias luxo, super luxo e suíte (com banheira. As suítes são as maiores e com a melhor localização, nos andares mais altos e com a melhor vista.

Os quartos são confortáveis e possuem as comodidades tradicionais: ar condicionado, tv, secador de cabelo, amenities de marca própria. Os enxovais também são bem agradáveisl.

Os quartos, na verdade, o complexo todos é bastante ACESSÍVEL. Por receber muitos hóspedes 60+ a estrutura é adaptada em vários sentidos e portadores de necessidades especiais ou dificuldades de locomoção, podem ficar tranquilos quanto á isso.

Na hora da reserva, observe que há suítes para 4 pessoas, que possuem mezanino com escada. Com crianças menores, acredito que não seja tão tranquilo (vide foto 3 acima).

A estrutura de lazer do Complexo Vila Capuchinhos

Sem dúvida, um dos grandes atrativos da Vila Capuchinhos, é sua água termal.

O complexo possui piscinas interna coberta e também externa, ambas com água termal, super quentinha. Acredita-se que as águas termais possuem benefícios terapêuticos e estéticos, já que são mais alcalinas e mineralizadas, fora o bem-estar e a sensação de relaxamento que as altas temperaturas da água proporcionam.

Um detalhe interessante, é que toda a água do complexo é termal e potável, ou seja, você pode beber a água da torneira, já que é pura.

Além das piscinas com água termal, o hóspede pode usufruir dos seguintes itens de lazer:

  • Academia que está localizada junto á piscina interna;
  • Sala de jogos que fica ao lado da sala de estar na ala São Francisco;
  • Pequeno espaço kids, com alguns brinquedos mais simples, de madeira,também ao lado do estar;
  • Jardim com chafariz e inúmeras lavandas. O hóspede pode aproveitar para tomar um chimarrão nesse local, a pousada oferece chimarródromo com água quente para os hóspedes;
  • Capela interna com missas e celebrações;
  • Gruta para visitação;
  • Tem ovelhas e coelhos, próximo ao pomar;

Passeios e atividades:

Também há várias atividades externas, como passeios pelos parreirais com direito à brinde com vinhos ou sucos, passeios de carretão, caminhadas pela cidade, trilhas pelo terroir, degustações e tour guiado na Cave dos Frades, com degustação de rótulos produzidos no complexo.

Sempre há uma programação disponível na recepção, informando as atividades disponíveis com horários e valores. Os passeios e degustações tem custo à parte e podem ser pagos no check out.

Para essas atividades ao ar livre, os dias ensolarados são mais interessantes. Não conseguimos fazer o passeio de carretão pelos parreirais, por causa chuva no período em nos hospedamos lá.

O complexo também conta com loja de produtos como vinhos e souvenirs, caso o hóspede queira levar alguma bebida ou lembrança para casa.

Além disso, há espaço de eventos, com chef de cozinha disponível para elaboração de eventos fechados, como festas ou jantares corporativos.

A gastronomia do Complexo Vila Capuchinhos

O complexo turístico Vila Capuchinhos trabalha com pensão completa, servindo café da manhã, almoço e jantar.

As bebidas tem custo á parte.

Atualmente, todas as refeições são servidas no restaurante da Pousada São Francisco, mas em breve, quando o restaurante da Pousada Santa Clara estiver em pleno funcionamento, as refeições também serão servidas naquele restaurante para melhor acomodar os hóspedes.

Não é um bufê gigante como nos resorts all inclusive, mas a comida é bem caprichada e com ingredientes nobres, como frutos do mar (bacalhau, camarões). Cortes nobres como cordeiro e prime rib, também são encontrados, principalmente nos jantares.

A comida é fresquinha e quente, com reposição frequente, o que garante sempre alimentos com cara de récem feito.

O bufê que parece um fogão à lenha grande, mas na verdade é à gás, deixa as comidas bem quentes.

Você vai encontrar tanto comidas típicas da nossa região como polenta, sopa de capeletti, quanto alimentos globais, como pizzas, massas, risotos e outros pratos.

Cada noite tem uma linha culinária.

Aos domingos (das 17h ás 20h) a pousada também oferece café colonial aberto ao público, com doces, salgados, pratos quentes e frios. Consulte pelo whatsapp 54 3447 47 00.

A comida vale bastante a pena, achei bem caprichado e o atendimento é bem simpático.

Dificilmente você vai sentir fome com estas três refeições, mas se desejar, quase ao lado do complexo Vila Capuchinhos, tem o café Casa Fiori.

Uma casa de 1913, com museu, café colonial e produtos para vender, é um lugar bem gostoso para visitar, aproveite e dê uma passadinha para conhecer o lugar que faz um pão gigante (umas 4 vezes o tamanho normal de um pão sovado).


Informações importantes sobre o Complexo Vila Capuchinhos

  • ONDE: R. do Seminário, 290, Vila Flores – RS, 95334-000 ou @vilacapuchinhos
  • QUANTO: a partir de R$700,00 a diária para casal com café da manhã.
  • HORÁRIO: 24 horas
  • É INDICADO: para família e turistas 60+.
  • ESPAÇO KIDS: possui uma área de lazer, com alguns brinquedos para crianças menores.
  • DICA: tem estrutura de lazer com piscinas cobertas, mas os passeios e algumas atividades são melhores de se realizar nos dias ensolarados, com tempo bom.

Gostou? Compartilhe:

Índice

Estamos no YouTube!

Instagram

Você também irá gostar de ler:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *