Meu Hotel Preferido
Costão do Santinho

Costão do Santinho Resort All Inclusive: muito bom, mas tem melhores…

Dunas na praia do Santinho

Hospedagem – Como é ficar no Costão do Santinho

Nossa primeira vez no Costão do Santinho foi em 2013 no feriado da Páscoa e agora no Natal de 2020. O Costão sempre foi famoso pelas programações temáticas em datas especiais e feriados. Além da decoração e da gastronomia temática, o resort traz até nomes nacionais para shows no hotel!

Como estávamos na pandemia e o movimento da hotelaria estava muito baixo. Todas as hospedagens estavam com preços bem atrativos, mesmo na época de Natal, uma das épocas mais caras do ano…

Aproveitamos para ter essa experiência, principalmente pelas crianças, já que eles capricham na chegada do Papai Noel e na ceia de Natal.

O Costão do Santinho é um bom resort all inclusive ( todas as refeições e boa parte das bebidas inclusas), numa das praias mais bonitas e limpas do Brasil a praia do Santinho. Apesar de não ser uma praia tão calminha, quanto as demais da região norte de Florianópolis, é uma praia grande, com muita faixa de areia para caminhar, e o mar é muito limpo, com uma das melhores condições para banho do Brasil.

Este hotel possui uma estrutura muito boa, possui piscinas internas e externas, espaço kids, academia, restaurantes e, principalmente os quartos são muito bons.

O hotel é grande e disponibiliza vans para o deslocamento dentro do resort. É possível caminhar tranquilamente, porém para quem não gosta ou não pode (ou em dia de chuva), pode solicitar a van através do telefone que tem na entrada de cada uma das vilas.

As acomodações do Costão do Santinho

Por ser um pouco mais antigo, o resort possui aqueles apartamentos grandes, que lembram uma apartamento de moradia mesmo, com mais ambientes.

O resort tem duas categorias principais de acomodações: o hotel internacional e as vilas portuguesas. O internacional é o prédio mais próximo da praia e com a melhor vista. Ele também tem um restaurante embaixo, onde os demais hóspedes também podem tomar café da manhã.

No prédio do hotel internacional, há as categorias: suíte junior, master, luxo e imperial. Seu tamanhos variam de 30 a 140m e acomodam até 4 adultos. Essas acomodações são com as melhores vista para o mar.

As vilas portuguesas, são os prédios “normais” das demais acomodações que são chamados de vilas. E são divididas em: superior 01, 02 e 03 dormitórios. Seus tamanhos variam de 48m a incríveis 206m, e acomodam de 02 a 06 adultos respectivamente. As de 2 e 3 dormitórios, também tem opção com vista mar.

Como tem muitas variações de quarto, preste bastante atenção no momento da reserva, para ver se o escolhido é realmente o que você pensa. Lá na página do Costão tem todos os detalhes.

Os apartamentos, nas duas vezes que já ficamos, sempre foram grandes, mesmo sendo os mais simples, com quarto de casa com tv, sala (com sofá-cama e tv) e cozinha completa separadas. Nesta última vez o nosso apartamento tinha até lavadora de louça e secadora de roupas em uma pequena lavanderia. Acomoda super bem as famílias, pois tem muito espaço e estrutura para quem quiser comer no próprio apartamento, geralmente quem tem crianças bem pequenas.

A estrutura de lazer do Costão do Santinho

No Costão do Santinho, há muitas atividades para as crianças, a equipe de recreação realiza várias brincadeiras e oficinas para os pequenos e também para os maiores (pré-adolescentes). A recreação tem espaço baby para as crianças até 3 anos (onde o responsável deve ficar junto) e o espaço kids que seria o “QG” de encontro dos maiores que fica ao lado do restaurante kids. As atividades são divididas com interesses para os maiores e para os menores (kids e teens, e até para adultos, como caminhadas, yoga, etc). As crianças a partir de 4 anos podem ficar sozinhos na recreação, sob a supervisão dos recreacionistas.

Tem atividade até ás 22h e ás vezes até durante á noite! São realizados acampamentos e várias atividades diferentes para os filhos. Existe até a possibilidade de fazer o famoso sand board ou popular ski bunda nas dunas da praia do Santinho, programa que até os adultos adoram e é acompanhado e orientado pela equipe de recreadores. Por isso é necessário ficar atento aos cartazes da programação da recreação (que ficam espalhados pelo hotel), para não perder o horário da atividade preferida.

Outra coisa que as crianças adoram é a fazendinha do hotel, são vários animais fofos que divertem e atraem a atenção dos pequenos. A recreação costuma levar os menores até lá pela manhã. O tratador dos animais ensina e conta curiosidades sobre as tartarugas, porquinhos-da-índia e aves que moram no local.

Á noite sempre tem alguma apresentação ou show de música ao vivo após o jantar. Não é nenhuma super produção, mas é legal. São shows menores, diferentes daqueles do Michael Jackson, tradicionais nos resorts grandes.

Nas datas especiais a programação é bem mais intensa, como oficinas e shows temáticos específicos.

As piscinas e a praia do Costão do Santinho

O Costão do Santinho fica numa das praias consideradas mais limpas, com melhor balneabilidade do Brasil. O seu mar é aberto, não é tão calminho quanto outras praias de Florianópolis, como Jurerê, Daniela ou Ponta das Canas, por exemplo. Aliás, acredito que ele seja tão limpo, justamente por isso….

No verão, até que a água do mar não fica tão fria, mas espere um mar morninho ou piscininha para as crianças. De qualquer forma, a praia é grande, linda, com dunas e muita areia para caminhar e brincar. Mas para tomar banho de mar, só no alto verão mesmo e para quem gosta de um pouco de ondas…

Quanto ás piscinas, são duas maiores externas, uma delas fica ao lado do hotel internacional e também há piscina e jacuzzis internas aquecidas. Nós realmente aproveitamos mais as cobertas, elas são muito boas e ficam ao lado do bar de snacks.

Levando em consideração o clima da região sul, onde no inverno, mesmo em Santa Catarina, costuma fazer um frio maior, as piscinas cobertas aquecidas são ótimas e podem ser aproveitadas inclusive nas férias de julho.

Aliás, o Costão é uma ótima opção nessa época, geralmente, seus preços são mais atrativos que os resorts do Nordeste.

Nas épocas de Natal e Réveillon, a decoração, a programação e gastronomia temática ficam realmente incríveis, mágicas. O Papai Noel chegou de helicóptero e conversou com todas as crianças. Eles amaram. A ceia de Nata também foi muito bonita. Mas como já disse em várias oportunidades, não sei se vale os altos preços praticados nessas época…. Só aproveitamos porque os preços estavam “descontados” por causa da pandemia….

A gastronomia no Costão do Santinho

Quanto à alimentação no Costão do Santinho, é muito boa. A qualidade dos alimentos é excelente. Já a variedade, é menor do que em outros all inclusive do Brasil e principalmente do Caribe.

Na minha opinião, os all inclusive do Brasil são muito modestos em relação aos que nós experimentamos no exterior. Se você conhece resort all inclusive no Caribe ou até mesmo no Brasil, como o Iberostar na Praia do Forte, você vai notar muita diferença.

São 6 restaurantes (mais bares, inclusive um de snacks ao lado da piscina interna), sendo que 2 são buffet e demais temáticos. Dependendo no número de noites, o hóspede tem direito a um número de reserva no jantares temáticos. Nós ficamos 3 noites e recebemos um voucher.

Escolhemos o italiano e estava bom, nada de espetacular, bom. As pizzas e o buffet de antepastos eram bons, muito semelhantes aos pratos encontrados bufê para falar a verdade….

Como funciona o all inclusive do Costão do Santinho (informações retiradas do site):

  • Refeições: café da manhã, almoço, jantar e lanches rápidos.
  • Bebidas: águas, refrigerantes, sucos, drinks de cachaça, rum e vodca. Cerveja Brahma, Budweiser, Bohemia e chopp Brahma. Whisky 8 anos, espumante demi-sec e brut e vinho branco e tinto.
  • Frigobar: águas e refrigerantes.
  • Restaurante Nossa Senhora das Ondas, com buffet e estações temáticas.
  • Restaurantes Temáticos*: Nossa Senhora da Vitória (menu degustação), Kaigan (culinária oriental), Trattoria di Mari (massas e pizzas).*Reserva obrigatória, consultar programação de abertura.
  • Restaurante Infantil.
  • Bar Carijós, Bar Molhado (sazonal), Quiosque da Piscina: bebidas e drinks ao longo do dia.
  • Bar das Piscinas – buffet de quitutes salgados e doces variados, além de bebidas e sorvete, em sistema de autoatendimento.
  • Quiosque com bebidas na praia durante o verão.
  • Gastronomia Inclusiva: refeições especialmente preparadas para diabéticos, alérgicos a glúten ou lactose e para hóspedes com outras restrições alimentares mediante solicitação.

Observação importante sobre as bebidas: no menu das bebidas disponíveis nos bares e restaurante, são oferecidas tanto opções inclusas, quanto com cobrança à parte. Há drinks como Aperol Spritz, por exemplo, que está no menu com um desenho de “cifrão ou moeda” ao lado do nome do drink, ou seja, tem custo extra e você pagará o valor no check out. É importante ficar atento para não se empolgar e ter alguma suspresa no final da estadia….kkkk

Minhas considerações sobre o Costão do Santinho

Se você já conhece algum resort assim fora do Brasil, pode achar este um pouco simples. Apesar de muito bom, não tem tanta comilança como nos demais. Tem todas as refeições e várias bebidas inclusas. Mas não é tudo, tudo, tudinho incluso…

Existe a ala premium no hotel, com prédio e portaria específica (porém o café da manhã é aberto aos demais hóspedes). Não conhecemos ainda e não posso dizer se vale a pena. Mas acredito que se tratam de acomodações maiores e com vista privilegiada da praia.

Na minha opinião, está mais para um hotel com pensão completa que inclui algumas bebidas, do que propriamente all inclusive.

Acho que as áreas de lazer, como as piscinas, já estão um pouco “velhas”, precisando passar por up para dar uma modernizada. O entretenimento à noite também poderia ser um pouco mais animadinho. Não que seja ruim, mas a concorrência está cada vez maior, onde cada resort procura oferecer um entretenimento cada vez mais qualificado para o hóspede.

Sem dúvida o Costão do Santinho é um ótimo resort, porém não vá com expectativas tão altas e não pague tarifas absurdamente altas (acima de R$ 1.000,00 o casal, não vale a pena). Pode não compensar… mas sem dúvida, é uma ótima opção de hospedagem em Floripa e vale muito a pena principalmente na baixa temporada, onde os preços ficam bem atrativos.

Nós passamos o Natal de 2020 e gostamos bastante. Foi bem animado, apesar da pandemia. A programação é caprichada nessas épocas especiais, mas não sei eu pagaria o preço normal da época para ficar lá… Só aproveitamos a oportunidade, porque ninguém estava viajando e os preços estavam bem abaixo do normal…

A minha impressão é que o Costão ainda vive na sombra dos tempos áureos e não se reinventou, não se adaptou aos novos tempos e aos concorrentes atuais… Mas ainda assim é sem dúvida uma boa opção de hospedagem, numa cidade linda que é Florianópolis.

Se você tem curiosidade de se hospedar nesse hotel, fique de olho nos preços, comece a monitorar os valores e aproveite as promoções!!

E você? Já se hospedou lá, o que achou??

E lá no Youtube (assista aqui) tem vídeo completo sobre o Costão do Santinho!


Informações Importantes:

  • ONDE: Praia do – Estr. Ver. Onildo Lemos, 2505 – Santinho, Florianópolis – SC, 88058-700
  • QUANTO: consulte o site do resort https://costao.com.br/
  • HORÁRIO: recepção 24 horas
  • É INDICADO: para todos, incluindo famílias com crianças e adolescentes.
  • ESPAÇO KIDS: possui desde espaço baby até recreação para adolescentes.
  • DICA: Evite a alta temporada e datas com eventos especiais. Os preços são extratosféricos. Se for para pagar caro, tem outros resorts que oferecem mais coisas pelo valor. Mas é uma ótima opção para férias de Julho, por exemplo.

Gostou? Compartilhe:

Índice

Estamos no YouTube!

Instagram

Você também irá gostar de ler:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *