Primeira vez em Caxias do Sul?
Caxias do Sul é lugar de comer comida italiana e churrasco!
Mas tem outras opções, pode ficar tranquilo. Só se prepare para comer cedo, aqui o comércio fecha cedo, como em cidades do interior..
Se você vier de uma cidade maior, onde se almoça ás 15h e o jantar vai até a madrugada, esqueça!
Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, aproximadamente 130 km de Porto Alegre, é conhecida nacionalmente por ser a terra da Festa Nacional da Uva que acontece, em geral, a cada dois anos.
Além disso, a cidade que tem mais de meio milhão de habitantes, tem uma vocação industrial forte e o nosso turismo é primordialmente, de negócios.
É muito frequentada por pessoas, que vem à região para visitar e celebrar negócios com as grandes empresas que aqui estão situadas.
Caxias do Sul é próxima de Bento Gonçalves e Flores da Cunha. Estando aqui você também pode visitar essas cidades onde há várias atrações, principalmente vinícolas.
Dicas de hospedagem em Caxias do Sul
Caxias do Sul tem hotéis no segmento de um padrão executivo, por termos um turismo de negócios, com mais viagens a trabalho, nossos hotéis costumam ter um padrão executivo, como Ibis e Intercity . Mas temos também algumas hospedagens surpreendentes :
- Hotel Intercity Caxias do Sul – próximo ao Vilaggio Shopping ( antigo Iguatemi), com a melhor estrutura.
- Blue Tree Towers Caxias do Sul – na área central da cidade
- Hotel Ibis Caxias do Sul – próximo ao Vilaggio Shopping ( antigo Iguatemi), melhor custo-benefício.
Para quem procura algo diferenciado, Caxias do Sul tem um Airbnb com uma arquitetura incrível, digno de revistas de decoração, é o Villa Montegrappa, com Hospedagens super exclusivas e modernas, com vistas de tirar o fôlego.
A hospedagem possui conceito do único que é super procurada para ensaios fotográficos.
Outra hospedagem para que gosta de acomodações diferentes é a Hospedaria Rio do Vento, junto ao restaurante de morangos hidropônicos Barlavento. A construção rústica e com detalhes de demolição lembra um galpão. A decoração do lugar tem detalhes náuticos.
Dicas de gastronomia em Caxias do Sul
Modéstia à parte, a em Caxias do Sul nós comemos muito bem.
Temos tradição em comida italiana, muitos restaurantes com pratos a base de filés, como o famoso bauru para nós, que na verdade aquele tradicional bife com queijo presunto e molho, diferente do bauru conhecida em outras regiões do país .
Nossas comidas são bem substanciosas e muito reconfortantes, ideais para nosso clima mais frio.
Seguem abaixo apenas os lugares que realmente valem apenas a visita:
Melhores restaurantes em Caxias do Sul:
Almoço e jantar: consulte os horários, por aqui, alguns restaurantes folgam na segunda ou na terça-feira.
Galeto: Um dos pratos mais típicos da região. A sequência italiana traz sopa de agnoline ou capeletti, polenta, massas, galeto, sala de radicci e sobremesas como sagu: Galeteria Brasile e Galeteria Alvorada, são as melhores na minha opinião.
Massa: Massas em nossa região são muito tradicionais. Temos os rodízios que acompanham carnes ou mesmo à la carte. Il Gallo Tratoria (comida de chef, maravilhoso) Restaurante Pastine e Matteo Ristorante (rodízios).
Comida brasileira: Se você gosta de feijoada (sábados, geralmente), esses lugares são pra você: Hotel Samuara e Bar do Luizinho
Filés: outro prato facilmente encontrado por aqui é o filé e suas variações. Em geral, você escolhe o filé (bovino ou de frango), que pode vir com molho, queijo, aspargos, à milanesa e seus acompanhamentos, que são salada, arroz, fritas e pão.
Os mais tradicionais: Restaurante Milano, Restaurante Bologna, Le grand e Andrea’s Restaurante ( o preferido do técnico Felipão).
Churrasco: Temos tanto churrascarias, mais tradicionais e com buffets menores que as churrascarias paulistas, não temos sushi no buffet por exemplo.
As melhores: Puerto del Toro, Bodega de Toro, Churrascaria Mazzochini, Churrascaria Imperador e Salustiano Arte com Carne.
Pizza: Na cidade temos tanto rodízios de pizza, quanto pizzas de fermentação natural (à la carte). Rodízio Pizzaria Giordani, mais tradicional.
Para quem prefere á la carte: Arte in Pasta (delivery sensacional), Gesto Pizza bar e Bugio Eco, um local mais alternativo, com receitas bem diferentes.
Buffet Livre: para quem não quer comilança ou quer simplesmente almoçar tranquilamente: Labaredas Grill (a comida é espetacular, mas somente buffet livre) e Restaurante Del Grappa.
Café colonial: quem disse que só tem café colonial em Gramado. Temos e esses são no interior, já aproveite o passeio para conhecer o interior: Colônia Klering Famiglia Pezzi
Confeitaria/ café: Temos desde padarias tradicionais, quanto opções mais gourmet com fermentação natural. Todas são ótimas: Charlie Bakery (fermentação e qualidade de chef) , Carême Café, Bothanica Boutique Floral, Pane Salute, Doceira Stella
Famiglia Pezzi Café Colonial – comida no interior
É mais uma opção de gastronomia ao ar livre em Caxias do Sul. Um pouco mais retirado da cidade, junto ao Rio Belo, com grande jardim e muito espaço, está o Famiglia Pezzi Café Colonial.
São mais de 60 variedades de comida, entre salgados doces, incluindo sopa, galeto, polenta, doces e sobremesas, além de café e chá. Além da opção de café colonial, também a opção de piquenique que pode ser feito na área externa.
É necessário fazer a reserva, pois a disponibilidade de espaço limitado.
Além de ser uma ótima opção para os dias quentes de verão, há bastante espaço para famílias com crianças (muita sombra, lugar para sentar, playground e campinho de futebol.
Il Gallo Tratoria – comida de chef
Este restaurante do chef Alex, possui uma cozinha mais gourmet, mas nem por isso o sabor fica para trás.
Muito pelo contrário, mesmo para mim, que não sou uma fã de cozinha mas rebuscada, eu adoro esse restaurante, suas massas e filés são incríveis, de um sabor inconfundível .
Abre tanto para almoço quanto para o jantar , e vale a pena a experiência. Lugar tranquilo, reservado, pequeno, e os pratos são maravilhosos !
Se preferir garantir, faça sua reserva, mas em geral, o lugar é tranquilo.
Bar do Luizinho – música e diversão
Talvez este seja o lugar mais improvável, que você não imagina encontrar em Caxias do Sul, o bar de samba, num bairro de Caxias do Sul.
Super pequeno, é até simples, esse bar tem uma super identidade e é um local genuíno, com uma energia ímpar.
Mesmo que você não seja um apreciador de samba, tenho certeza que você vai gostar de conhecer, pois o ambiente muito legal.
Além de almoço normal durante a semana, aos sábados é possível você experimentar uma feijoada, bem tradicional ao meio-dia, ao som de grupos de pagode ou samba .
Vai por mim, esse lugar é muito legal.
Não é algo tradicional da Serra gaúcha, mas vale a pena conhecer.
O que fazer em Caxias do Sul
Eu diria, como moradora, que o nosso interior, o solteiros turísticos que fazem parte do nosso interior, são os nossos verdadeiros há atrativos. Mas tem alguns outros “pontos turísticos” mais tradicionais e conhecidos pela cidade, como as igrejas, os pavilhões da Festa da Uva.
Alguns pontos turísticos e atrações para incluir no seu roteiro:
Pavilhões da Festa da Uva e Cristo Protetor: Um complexo de pavilhões que abriga a famosa Festa da Uva, um dos maiores eventos da cidade.
Vinícolas: Caxias do Sul é conhecida por seus vinhos, e visitar uma vinícola é uma experiência imperdível.
Roteiro Passo do Vinho: conheça o nosso interior, a colônia como dizemos por aqui. É lindo e autêntico. Nesse roteiro há vinícolas, restaurantes e pousadas.
Festa de comunidade: Se tiver a oportunidade, conheça as festas e almoços de comunidades no interior. É um verdadeiro patrimônio cultural da região. Criúva tem a Festa do Divino, a mais conhecida.
Igreja de São Pelegrino: na área central da cidade, essa igreja é muito bonita e seu interior é impressionante. São pinturas e murais do artista Aldo Locatelli, que impressionam pelos detalhes, vale a pena visitar.
Conhecer o Paiol Espaço Nativo: Bar e restaurante típico gaúcho, um bolicho! Vá e conheça a música, a cultura e culinária gaúcha. Os visitantes e nós moradores adoram este lugar único e tradicional, que existe há muitos anos na cidade e continua exatamente igual, fiel ás tradições gaúchas.
E aqui tem alguns posts que podem lhe inspirar a viajar mais!
- Dicas de hospedagem e gastronomia em Caxias do Sul
- Melhores cafés coloniais da Serra Gaúcha e região
- Dicas de passeios, hotéis e restaurantes em Urubici, Sc
- Vale a pena se hospedar no hotel Bella Gramado?
- Hotel e Pousada Manguinho: dica de hotel perto do Beto Carrero World