Meu Hotel Preferido
plaza de la revolucion cuba

Dicas de Roteiro em Havana, Cuba

Curtindo o centro histórico de Havana.

Por que colocar Cuba na sua lista de destinos para visitar?

Confesso que Cuba não estava no topo da minha lista de desejos de países para visitar, desta vez eu estava procurando um destino no Caribe, de sol e praia boa, com um resort all inclusive, pois a minha família gosta disso e precisávamos descansar.

Queria também um destino que não fosse tão longe, muito menos voos tão longos e cansativos, um destino que fosse descomplicado.

Cuba está a 10 horas de voo do Brasil, com uma pequena parada no Panamá. Copa Airlines, Avianca e Latam ( são as cias aéreas que fazem essa rota. Latam tem o voo mais demorado, com conexão em Lima. Nós fomos de Copa, saindo de Porto Alegre.

Acabei pesquisando pesquisando e achei Cuba com preço interessantes, algo semelhante ao México ou Punta Cana, para ter ideia de custo.

Achei uma passagem aérea amigável e comprei!

Depois de comprar é que fui pesquisar um pouco mais sobre o assunto.Comecei a ver notícias que não foram as mais agradáveis.

Crise energética, apagamos, alerta de furacão (isso ainda era novembro). Eu pensei agora está comprada, seja o que Deus quiser!

Parei de ver as notícias!

Na verdade a gente acaba se focando nos noticiários e cria um certo preconceito em relação aos destinos...

Mas é muito importante que nós não façamos confusão do lugar com a sua política ao governo.

Lógico que devemos nos preocupar quanto à questão da segurança. Tem alguns destinos em que realmente fica difícil pois se torna perigoso, mas não é o caso de cu aliás Cuba é o destino onde a criminalidade é bastante repreendida e você pode andar tranquilamente.

Qual a moeda de Cuba?

Cuba é uma ilha, a maior do Caribe e faz fronteira marítima com países como México, Estados Unidos e Jamaica.

A língua principal é o espanhol, porém muitos moradores falam inglês e russo.

A moeda de Cuba é o CUC – Peso Cubano. Para efeitos turísticos, o viajante deve levar EURO ou DÓLAR, já a moeda cubana perde bastante peso, você precisa de uma quantidade enorme para valores pequenos o euro em tese deveria ter ser mais vantajoso, já que existe uma taxação essa no dólar.

Mas na prática, no comércio o dólar é amplamente aceito, e possui até mais aceitação do que o Euro. Cada estabelecimento “dita” seu câmbio, expresso no cardápio, geralmente.

Cartão de crédito (tarjeta) são aceitas em alguns restaurantes e principalmente nos resorts (este dificilmente aceitam em “efectivo”, dinheiro). Mas leve dinheiro, Euro e Dólar para garantir, a maioria das despesas aceitam pagamento em dinheiro.

Se preferir, pague antes de sair do Brasil, para não ter que levar tanto em espécie.

Não existe um orçamento diário ideal para calcular sua viagem a Cuba, depende muito do seu perfil. Para maior precisão, vá com passeios, hospedagens já reservados e pagos. Assim, somente a alimentação será variável, quando você não estiver num all inclusive.

A história de Cuba

Cuba foi descoberta em 1492 por Cristóvão Colombo e por séculos foi colônia espanhola. Daí toda sua influência na música, na culinária crioula e na própria energia dos cubanos, que aliás lembra muita dos brasileiros, são tão alegres e comunicativos quanto nós.

Em 1898, os Estados Unidos passaram a interferir diretamente em Cuba. Os EUA ofereciam acordos comerciais no interesse de aproveitar sua localização estratégica de Cuba para instalar uma base militar.

Che Guevara é considerado um heróis, “pois devolveu Cuba ao cubanos”.

Em 1959 a guerrilha liderada por Fidel Castro e Guevara implanta uma revolução socialista no país.

Em 1961, os EUA se afastam de Cuba e a União Soviética se aproxima, se tornando o principal parceiro comercial. A Rússia deixou grande influência em Cuba, em sua tecnologia em seus hábitos e cultura. Em 1991 com a solução da União Soviética, Cuba perde seu parceiro comercial e de certa forma provedor.

A socialista Cuba, dependente de favores de outros países acaba sem desenvolver uma grande indústria ou tecnologia. O país começa a sofrer um declínio em sua economia o que se mantém até hoje.

Atualmente Cuba tem como parceiros a Venezuela, no fornecimento de petróleo e China com outros itens, mas isolada do restante do mundo e ainda com problemas comerciais com os Estados Unidos. econômica de outros países

Requisitos para sua viagem a Cuba

Muitos sites indicam que o seguro saúde viagem é exigido em Cuba. Na minha viagem em nenhum momento foi pedido para que apresentasse essa documentação, porém não é legal viajar sem seguro para qualquer destino. Eu mesma tive que usar o seguro saúde em Cuba, fui atendida pelo médico do resort em Varadero e os gastos foram cobertos pelo seguro viagem.

Outras informações importantes que você pode levar na mão é o endereço do hotel ou casa onde vai se hospedar, para comprovar que você tem destino certo na ilha.

Comprovar que tem dinheiro, euros ou dólares suficientes para o orçamento dos dias que você vai permanecer na ilha. Pode ser necessário comprovar que você tem dinheiro para se manter lá durante a viagem.

No mais a migração é tranquila, apenas as filas são bem volumosas e demoradas, assim como a fila para retirada de bagagem no aeroporto.

Quanto ao transporte: a melhor opção é táxi (de preferência os amarelos, com placa de oficial). Combine o preço antes de entrar. Também pode entrar em contato com a hospedagem, para que eles indiquem transporte. Para outras cidades, o ônibus também funciona bem, como a empresa Viazul, Transtur e Transgaviota.

Quanto à internet, somente o WI-FI nos hotéis mesmo. Em alguns são ótimos, em outros, você vai fazer um detox das redes sociais.

VAI VIAJAR? VIAJE SEGURO

Melhor época para ir a Cuba

Cuba, assim como as demais ilhas do Caribe, está na rota de furacões, que podem ocorrer até meados do início de novembro.

Por isso o ideal é ir entre o final de novembro até abril, a época mais tranquila nesse sentido.

Lá nessa época não é tão calor, a temperaturas são mais amenas em torno de 27°, enquanto no verão mesmo as temperaturas giram em torno de 37°.

Uma dica bem importante é levar produtos de higiene e cosméticos, quaisquer que você pense que possa usar, principalmente repelentes, protetores solares, pós sol e antialérgicos.

Além de ser mais difícil de encontrar, são caros. Por experiência própria, além de pomada para picada de insetos eu sugiro que você leve um remédio anti-histamínico de sua preferência, os mosquitos de lá são bem espertos.

Varadero em frente ao Meliã Varadero.

Destinos turísticos de Cuba

praia Varadero Cuba
Praia de Varadero em Cuba.

O roteiro na ilha pode variar bastante, conforme o perfil de cada viajante.

Eu optei por ficar parte em Havana, na capital e parte em Varadero, já que eu tinha por objetivo descansar na praia.

Você pode optar por chegar em Havana, como eu fiz e se deslocar de carro para Varadero (localizada na província de Matanzas, a 130 km de Havana, umas 2:30 h, nosso táxi deu 100 USD) ou pode comprar passagem para o aeroporto de Varadero e fazer um bate volta em Havana, conforme achar melhor.

Tem ônibus (bom) que faz esse trajeto (custava 61 euros para nós 4), mas os horários eram mais complicados e mais demorado.

No meu caso a passagem mais interessante ficou para descer em Havana. Lembrando que no meu caso eu gosto de visitar cidades e locais históricos.

Se você quiser curtir apenas praia pode descer em Varadero, lembrando que Cuba tem muitas praias menos famosas, igualmente bonitas.

Outros destinos que podem valer a visita em Cuba:

  • Trinidad – uma cidade colonial perfeitamente preservada, com ruas de paralelepípedos, casas coloridas e praças charmosas
  • Viñales – é famosa por suas plantações de tabaco, paisagens exuberantes e mogotes, formações rochosas únicas.
  • Cayo Blanco – um pequeno ilhéu próximo a Varadero, oferece um cenário paradisíaco para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Tem bate-volta de Varadero diariamente. Valores de Catamarã aproximadamente 100 USD pp com golfinhos ou 79 USD sem.
  • Cayo Largo – com suas praias de areia branca e águas cristalinas, é ideal para relaxar e praticar mergulho, o acesso é mais difícil, por avião.
  • Santiago de Cuba – a segunda maior cidade de Cuba e berço da música cubana. Visite o Castelo de San Pedro de la Roca, um Patrimônio Mundial da UNESCO, e o Moncada, quartel onde ocorreu o ataque que marcou o início da Revolução Cubana.

Num roteiro de 10 dias, você pode considerar 60% para praia e 40% para ficar na capital Havana, se o seu perfil for de curtir resort, lembrando que em paradeiro não há muitos atrativos, você pode fazer um passeio, nadar com os golfinhos, mas a principal atração é ficar no resort e curtir a praia paradisíaca.

O o que eu fiz em Havana em 4 dias:

Dia 01:

Cheguei em Havana ao meio-dia e saí do aeroporto por volta das 15h00, já havia contratado transfer do VOYA Boutique Hotel (tem post completo sobre o hotel) e fui direto para lá, o ideal é não marcar coisas no primeiro dia, pois você precisa se adaptar ao horário local e descansar de todo o voo.

Dia 02.

Reservei um City tour com hotel VOYA, fiz um passeio de auto clássico, um Bel-air rosa que se parecia com o carro da Barbie.

Fizemos uma grande volta em Havana, conhecendo as principais regiões como Vedado, o bairro mais moderno da cidade, Malécon, a Plaza de Lá Revolucion, passamos pelo Cristo Cubano, pelos fortes militares, pela área do mercado público e do Porto, contornamos a área de Havana velha e passeamos por algumas avenidas, no intuito de nos localizarmos na cidade e descobrir quais os pontos em que tínhamos mais interesse. Eu gosto de fazer um city tour, pois depois fica mais fácil para eu me achar na cidade.

Ao final do passeio, ficamos no Capitólio, região bem central, perto dos táxis. Caminhamos um pouco e fomos ao famoso El Floridita para tomar um Daiquiri e assistir um show de salsa!

Dia 03:

Fizemos o walking tour por Havana Velha.

Habana Vieja é a região mais antiga da cidade, onde tudo começou e que por algum tempo foi murada, no intuito de se proteger das invasões dos outros países.

Havana Velha é um centro histórico (Patrimônio Mundial da UNESCO), que só pode ser percorrido a pé, os carros não circulam, onde há prédios históricos lindos, além de várias praças, como Plaza de Armas,, Plaza de San Francisco e Plaza Catedral.

Nós contratamos também esse passeio com hotel VOYA, quem nos acompanhou foi a guia Moraima, que nos deu uma verdadeira aula sobre a história de Cuba.

Nosso passeio foi riquíssimo de histórias e informações, foram 3h conversando e conhecendo toda a história e os monumentos do centro velho de Havana.

Por ali você pode também passear no mercado Público, temos museu do rum, você pode comprar ingresso e visitar os fortes e os castelos que tem por ali, mas nesse caso, você precisará de mais dias na cidade. Lembrando que é sempre importante verificar se a atração que você deseja visitar está aberta. Na época que fomos o Museu de Revolucion, por exemplo estava fechado para manutenção.

Após o passeio, ficamos almoçando na Plaza Vieja, no restaurante La Vitrola. Gostamos tanto desse restaurante, que quisemos voltar.

Dia 14:

Após ir para Varadero no quarto dia, onde ficamos por nove dias descansando, voltamos para Havana um dia antes da nossa partida.

Deixei esse dia sobrando, para caso quisesse fazer algo em especial que tivesse faltado, e também para não ter que sair tão cedo do resort Meliá Varadero para voltar para o aeroporto em Havana. Foi muito válido, já que era dia 1 de janeiro e neste dia, onde os taxistas e demais transportes quase não costumam trabalhar.

Eu recomendo que você sempre deixe um dia de folga ou pelo menos várias horas de margem de tempo para questões de retorno e voo.

Passamos á tarde passeando. Almoçamos comida italiana no Restaurante Café Bohemia (uma delícia, recomendo), em Plaza Vieja, e à noite, para a ceia de Ano Novo, fomos no restaurante do Chef Eduardo Alegre, também no centro de Plaza Vieja, o qual não gostamos, mas tem uma vista linda da praça…

Fomos aguardar a virada no restaurante La Vitrola, um restaurante que eu gostei muito e recomendo, ao som de salsa e rumba. Neste dia nós optamos por nos hospedar em Havana Velha, no Innside Habana Catedral, o que nos permitiu fazer o caminho a pé, almoçar por ali e aproveitar o último dia em Havana passeando pelo centro histórico.

Veja mais lá no Youtube e no Instagram do MHP

Lá no canal do Youtube e no Instagram do @meuhotelpreferido tem muito mais! Tem várias fotos, vídeos, comentários, tudo para você ter muitas informação sobre os destinos e hospedagens!

Aqui tem alguns artigos que podem te inspirar a viajar mais!

Gostou? Compartilhe:

Índice

Estamos no YouTube!

Instagram

Você também irá gostar de ler:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *