Curaçao é uma ilha caribenha, localizada na América Central, entre Aruba e Bonaire, a 60 km da Venezuela. É um país autônomo, que faz parte do Reino dos países Baixos e, que, até 2010 se chamava Antilhas Holandesas.
A ilha que possui apenas 160.000 habitantes, fala línguas como papiamento ( língua oficial), inglês, holandês e espanhol.
Mas mesmo que você fale somente o português, isso não é impeditivo para ir para lá, pois todos são muito receptivos e fazem todo o esforço para se comunicar e atender bem os turistas. Aliás, os brasileiros são muito queridos por lá!
Sua moeda é o florin das Antilhas Neerlandesas (Nafl ou ANG), mas aceita amplamente dólar.
Entrar em Curaçao é simples e não requer visto, apenas passaporte válido, certificado de vacinação contra a febre amarela e cartão ou certificado de imigração (feito on-line através do site https://dicardcuracao.com/ ).
Não se preocupe em levar moeda local ou chegar e ir até uma casa de câmbio, fique tranquilo, não há necessidade. Praticamente todos os lugares aceitam cartão de crédito ou tarjeta, então não tem com o que se preocupar nesse sentido.
A tensão elétrica em Curação é prioritariamente 110-130v, mas já vi hotel com tomada 220v. Aproveitando, não esqueça de levar o adaptador universal de tomada, já que lá são aquelas para pino chatinho (não é o pino redondo).
Melhor época para ir para Curaçao
Curaçao tem uma temperatura média de 30°, com um clima muito agradável, regular e muito arejado, você não tem aquela sensação de abafamento ou de cansaço. Mesmo quando chove um pouquinho, que são pancadas rápidas, que duram no máximo 10 minutos, o sol volta a brilhar e a temperatura permanece como estava anteriormente. O clima de lá é muito gostoso.
Fomos em Dezembro (“inverno”) e a temperatura estava numa média de 27°, um sonho!!
Esse país apaixonante, cuja a capital é Willemstad (Patrimônio Mundial da Unesco) está longe da rota dos furacões, portanto é seguro para ir em qualquer época.
Entre novembro e janeiro, no inverno, chove um pouquinho e a temperatura fica um pouco menos quente. Mas é verão caribenho sempre, mesmo chovendo um pouquinho, você aproveita todos os atrativos da ilha. Se for escolher a melhor época para ir, escolha maio.
Como chegar em Curaçao
Partindo do Brasil, o voo até Curaçao tem duração média de 8h a 9h, dependendo da cidade de partida, com escalas no Panamá via Copa Airlines ou em Bogotá, via Avianca.
Nós fomos pela Copa Airlines, saindo de Porto Alegre. Até o Panamá foram 7 horas de voo aproximadamente e mais 2h do Panamá até Curação (mais a conexão rapidinha de 1 hora).
O nosso voo saiu a 01:30 h de Poa (horário de Brasíliia) e chegamos em Curação ao meio-dia ( fuso horário de lá, uma hora a menos).
Foi muito tranquilo, mesmo as crianças, acharam super rápido. Aliás, com crianças, é sempre melhor viajar durante à noite.
Outra ótima opção para conhecer essa e outras ilhas do Caribe é fazer um cruzeiro, que pode sair tanto do Panamá, quanto dos EUA (necessita visto). Além de conhecer um pouco de cada lugar, reduz muito o custo de hospedagem e alimentação.
Eu penso seriamente em fazer um cruzeiro desses em breve!
Combinando Curação e Aruba na mesma viagem
É de praxe, aproveitar esse destino e fazer uma dobradinha com Aruba, que fica a 30 minutos da ilha. Você pode chegar por Curaçao e voltar por Aruba, ou vice e versa.
O voo entre as duas ilhas acontece por aquelas companhias menores, com aviões teco-teco ou turbo hélice, que comportam em média 15 passageiros.
Nós utilizamos a companhia aérea Divi Divi Air (mas tem outras opções como Hansel Air). Comprei a passagem diretamente no site da companhia, e o voo, que parecia ser uma aventura, fui na verdade muito tranquilo e estável.
Você pode pesquisar essa passagem no Google e vai aparecer várias opções de passagem em diversos buscadores, como Skyscanner, por exemplo. Geralmente, eles redirecionam para outros como Kiwi.
Eu preferi comprar direto com a companhia. Em caso de alteração de planos, é mais fácil negociar direto com a empresa aérea.
Apesar de ver avaliações a respeito de atrasos, tudo aconteceu tranquilamente, a medida que todos os passageiros fazendo check in, a partida é feita imediatamente e em menos de meia hora você já está vendo as paisagens do destino escolhido.
Pode ficar tranquilo, o voo é até bem divertido!
Quantos dias é o ideal para conhecer Curaçao ?
Eu diria que para dar uma bela pincelada por todas as belezas da ilha, o ideal é uma Está dia de 07 a 10 dias, somente para Curaçao.
Se você for combinar com Aruba, pode deixar 60% dos dias para Curaçao e 40% para conhecer Aruba, pois esta tem menos atrativos do que a primeira ilha. Além disso, Aruba costuma ter preços mais elevados de hospedagem e alimentação que Curaçao.
Se vale a pena conciliar Bonaire com esse destino? Esta outra ilha se destina aos praticantes de mergulho, então eu acredito que não seja um roteiro imprescindível para a maioria dos turistas!
Como é a alimentação em Curação
Curaçao tem uma gastronomia bem particular, com sabores bem autênticos e bem condimentados.
Sim, se você não é acostumado ou não gosta de comida condimentada, apimentada, talvez sofra um pouquinho com a alimentação.
Em geral, o tempero dos pratos é bem carregadinho e a culinária local tem muitos pratos ensopados, como frango e cabrito ensopados, além de sopas de cactos, de quiabo e até de iguana, que pode ser consumida como “guisado”.
Infelizmente, eu não sou a pessoa com o paladar flexível, que eu gostaria… e acabei não experimentando essas iguarias…rsss
Consome-se muita carne de porco (costelinha suína ao molho barbecue) e vegetais. Frutos do mar não são tão comuns quanto se espera para uma ilha.
A ilha não produz seus alimentos e sendo tudo importado, alguns são muito caros, como as frutas por exemplo… Não se vê tantas frutas no café da manhã do hotel, como se vê aqui no Brasil.
A alimentação é um item que pesa bastante no orçamento de viagem para Curaçao. A comida (de verdade) é bem cara… muitas vezes é necessário se alimentar de “junk food” para dar uma equilibrada no orçamento.
O valor por prato varia tranquilamente de 15$ a 35$, sem luxo.
Se você tiver problemas com alimentação ou tiver crianças pequenas, eu recomendo alugar uma acomodação onde possa cozinhar sua própria refeição.
Toda á agua de Curaçao é potável, a água que sai da torneira do hotel é a mesma servida na jarra no restaurante. Você pode tomar tranquilamente. Eu mesma testei!
No entorno da Ponte Rainha Emma, há várias opções de alimentação, desde o famoso Iguana Café até Pizza Hut.
Dicas de hospedagem em Curaçao
Eu sugiro que você divida sua estadia em duas partes, ficando parte do tempo na região norte da ilha e a outra, na região central, em Punda ou Otrobanda.
As praias mais bonitas, dignas dos principais passeios estão na região norte da ilha, mesmo alugando carro, se você se hospedar na região, gastará menos tempo de deslocamento.
Vale a pena ficar uns três dias no centrinho de Curaçao, aproveitando para passear e conhecer os restaurantes dessa região.
O que muitas pessoas fazem é ficar uma boa parte dos dias em alguma acomodação como apartamento/ Airbnb na região norte como Janthiel, por exemplo e no final da viagem, ficar uns 3 dias num hotel melhor ou resort, na região mais próxima de Willemstad, para relaxar mesmo e descansar antes de vir embora.
Outra região muito interessante e que vale a pena pesquisar para se hospedar é em Pietermaai (veja o site https://pietermaaidistrict.com/) . Um distrito de Curaçao que fica aproximadamente 2 km do centrinho (Punda) e é bem descolado, cheio de bares e restaurantes.
Nessa região, há opções de hotéis boutique e hotéis bem charmosos, principalmente para casais.
Curaçao não tem uma vida noturna muito animada. Sim, se você curte a noite ou balada, Curaçao vai ficar devendo nesse sentido! E nesse caso, seu destino é mais Aruba que Curaçao.
A maioria do comércio fecha às 18h, salvo na quinta-feira, onde é tradição fechar ás 22h.
Eu conheci duas das melhores hospedagens de Curação (veja nos posts): o Ávila Beach Hotel e o Renaissance Wind Creed Curação.
Dicas de passeios em Curação
É muito comum, os viajantes alugarem carro para passear e conhecer as praias de Curaçao.
Você pode conhecer 1 ou 2 praias por dia, tranquilamente. Cas Abao, Porto Marie e Kenepa Grandi valem passar o dia. É comum, que os visitantes levem lanche e bebidas no carro, para passar o dia nessas praias, já que algumas não tem estrutura ou quando tem, são bem caras.
Nós optamos por fazer um tour guiado por estas praias e conhecemos todas num dia só. Isso depende muito do seu perfil.
Se for alugar carro, se organize com antecedência, principalmente no final do ano. Sua CNH brasileira vale por lá.
Se optar por um tour como nós, eu recomendo a Kézia e a Bruna do Guia Brasileiro em Curaçao.
Um dos passeios imperdíveis de Curaçao é sem dúvida ir até Klein Curaçao. Uma ilha secundária e quase deserta com um mar lindíssimo que fica a 2 horas de Willemstad, dependendo do transporte que você escolher (barco, catamarã ou iate).
O centrinho de Curaçao (Otrobanda e Punda) onde está localizada a Ponte Rainha Emma (uma ponte flutuante móvel que abre para os barcos e navios passarem) é cheio de prédios históricos coloridos e vale o passeio, caso você não fique hospedado na região.
Há vários passeios com esportes aquáticos como aquafari, mergulho, encontro com golfinhos, conhecer Mambo Beach. São muitas opções, escolha a que for mais compatível com o seu perfil. Pelo valor, não dá para fazer todos!
Nesse post eu mostro mais detalhes dos passeios que fizemos em Curacao!
DUSHI!!
Dushi é uma palavra muito comum em Curaçao e significa feliz, legal, lindo, tudo que é bom!
E Curaçao é muito DUSHI!!!
As paisagens incríveis de Curaçao
Respostas de 2