Meu Hotel Preferido
viagem família

Viajando com os pequenos: dicas para evitar perrengue com as crias

Viajar com crianças é sempre algo  algo complexo e que requer preparativos.  Nós sempre viajamos com nossos filhos desde seus primeiros dias de vida.

Fomos para Floripa  nas férias de final de ano em 2009,  quando o Augusto tinha apenas 45 dias de vida.

Fomos sozinhos, na cara e na coragem, eu, meu marido e nosso bebê, dirigindo por aproximadamente  470 km ( em média 06 horas mais intervalos).

Algumas pessoas têm receio de sair com crianças muito pequenas, principalmente, pais de primeira viagem como éramos na época.

Nós sempre pensamos que era melhor acostumar os filhos a viajarem e frequentarem locais públicos desde cedo para se acostumarem mais facilmente.

Nossa estratégia tem dado certo nestes 10 anos de viagens em família. Apesar de cansativas, nossas viagens de carro ou avião sempre foram tranquilas.

O que muda em viagem com crianças?

Tudo, para ser exata!

Desde o carro (não dá para ter um modelo esportivo, os SUVs são os preferidos) até o destino escolhido (viagens culturais tem que esperar um pouco).

Dicas para para quem viaja com crianças!

Quando nos tornamos pais, acabamos mudando nossa rotina e alguns hábitos para atender melhor as necessidades dos pequenos. Em termos de viagem, também.

Procuramos sempre viajar para lugares quentes e com temperaturas agradáveis, para evitar que as crianças (e nós mesmos) fiquem doentes, peguem alguma virose em razão da troca brusca de temperatura.

Sempre procuramos nos hospedar em hotéis que possuam uma estrutura de lazer mais completa para que as crianças possam aproveitar bastante e gastar energia.

Um casal, quando tem filhos, acaba trocando os hotéis de charme pelos resorts all inclusive!

Não é uma questão de abrir mão das viagens adultas por roteiros mais infantis, mas férias com crianças entediadas, que a todo momento exigem energia dos pais ( e dificilmente conseguimos ter o mesmo pique que eles) acaba sendo mais estressante do que não sair de férias…

É possível conhecer quaisquer roteiros e destinos com crianças, elas não “impedem” nada. Porém, sabemos que há lugares em que os programas não são os ideais para elas e talvez a viagem se torne um pouquinho cansativa.

Por exemplo, nós queremos muito conhecer Las Vegas, mas é óbvio que não iremos neste momento em que a Martina é pequena.

Alguns parques de diversão em Orlando são outros exemplos de roteiro, que são melhor aproveitados com crianças maiores…

Então é uma questão de bom senso escolher destinos e hotéis mais “família” para um aproveitamento melhor.

Eu e meu marido nunca tivemos dificuldades neste sentido, pois sempre gostamos mais da área mais barulhenta e com muvuca dos resorts.

Aquele silêncio da área adulta é meio anormal para falar a verdade…kkkk Falando em termos de viagem (deslocamento), seja de carro ou de avião, é necessário traçar várias estratégias de entretenimento para evitar estresses.

De carro, o ideal é viajar num horário que eles tenham sono. Uma soneca maior e a viajem reduz pela metade!

Se não dormir, como é o caso do Augusto, que já está maior, gibis, livros, tablet, dvd e todos os recursos eletrônicos, se fazem necessário. A Martina ainda não aprendeu a perguntar: falta muito para chegar, mas sabe resmungar muito por ter que ficar presa na cadeirinha do carro.

Nossa sorte é que existe Baby Shark (entre outros) para passar o tempo mais rapidinho. De avião, principalmente, em viagens internacionais, procuramos viajar á noite.

Acho muito complicado viajar durante o dia com crianças menores de 5 anos…Eles não tem paciência para ficarem parados na poltrona (principalmente na classe econômica).

Eu costumo comprar uns brinquedinhos (baratinhos, tranqueirinhas mesmo) e dar para ela durante o voo. As crianças adoram novidades, qualquer brinquedo diferente, é uma atração (por um tempo). Eu compro aqueles kits com várias pecinhas, coisas que demandem tempo para serem descobertas…

Viagens com conexão são boas para eles (e nós ) espicharem as pernas, correr um pouquinho e passar o tédio…

A bagagem de mão também muda radicalmente com crianças: roupa extra ( contra acidentes), agasalho, remédios comuns (enjoo, dor, febre), produtos de higiene,

lanchinhos, uma balinha, ajudam a ter uma viagem mais tranquila.

Ah! Não dá para esquecer dos documentos das crianças, os hotéis exigem a documentação deles (até pode ser a certidão), mas para viajar de avião passaporte (internacional) e RG (nacional), são imprescindíveis. Fazer o check in online antecipadamente também facilita a vida dos pais!

Eles chegam bem cansados e adoram mexericar por tudo na recepção enquanto os pais tentam preencher a ficha de hóspedes!!

Dicas da mamãe :

– Antes de viajar com crianças faça uma visita ao pediatra e leve consigo todos os remédios necessários para eventuais dores ou males que a criança possa ter.

– Não faça viagens longas durante o dia, caso contrário, irá pagar todos os seu pecados! Eles não tem paciência…

– Faça a vacina da febre amarela e emita o certificado internacional de vacina para conexões com o Panamá. 

Na dúvida, não sabe o país que você vai exige o certificado, faça da mesma forma, não custa e evita estresses.

Viajar com crianças pode ser bem agradável e tranquilo, basta respeitarmos a rotina delas!

Eu e minha família adoramos viajar (na verdade EU, sou louca por viajar)! Porém, por questão de agenda (temos uma empresa e filhos na escola), não conseguimos sair tanto quanto gostaríamos, ou seja, saímos nos finais de semana para lugares próximos como Gramado, por exemplo, nos feriados para regiões um pouco mais longe como Floripa e nas férias de final de ano, para destinos mais longe, como para outro país. Viajamos “pouco”, mas viajamos bem! rrss

          Antes de viajar, sempre procuro pesquisar na internet, tanto para escolher o destino, quanto sobre o destino já escolhido, ou seja, sobre onde ficar, comer, o que fazer. Sites onde eu costumo pesquisar: Viaje na Viagem ( https://www.viajenaviagem.com/) eu acho muito completo e didático, Guia Melhores Destinos ( https://guia.melhoresdestinos.com.br/destinos) e gosto de ler as opiniões e indicações dos viajantes no Tripadvisor (https://www.tripadvisor.com.br/). Mas enfim, vou tentar trazer uns detalhes que só os pais com filhos pequenos percebam nas viagens e nos hotéis. Depois que se tem filhos não existe mais o “qualquer lugar está bom”, ou “hotel é só para dormir! Com crianças, o hotel tem que ser completíssimo, até farmácia perto tem que ter!

Eu costumo dizer que nossas férias são na época mais complicada do ano, saímos nas semanas de Natal e Reveillon, onde tudo é mais caro e mais cheio, mas paciência… é o que temos! E aproveitamos muito as oportunidades que temos de passear, comer bem e descansarmos muito.

Nós sempre viajamos “por conta”, realizamos todo o planejamento, as reservas de passagem áerea, de hotéis, transfers, seguro viagem, tudo, tudo sozinhos. Por quê? Porque eu adoro fazer isso, não é trabalhoso para mim, eu deveria ter seguido carreira nisso, adoro pesquisar sobre o assunto! Mas para quem não gosta ou sente receio em fazê-lo, o mais acertado é comprar com agências de viagem e ter tudo isso pronto.

Ah! Nós viajamos com milhas áreas (aqueles pontos acumulados no programa de fidelidade do cartão de crédito). Desta forma, podemos escolher vôos melhores, como vôos noturnos, com menos conexões e de quebra, de vez em quando na executiva sem gastar horrores com passagens…

Escrevendo sobre nossas férias, descobri que nosso foco é a comida, o nome do blog podia ser “Só pela comilança”! O nosso objetivo é passar bem e conhecer hotéis fantásticos!

Gostou? Compartilhe:

Índice

Estamos no YouTube!

Instagram

Você também irá gostar de ler:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *