O município de Bombinhas está localizado no litoral norte de Santa Catarina entre Balneário Camboriú e Florianópolis, na península da Costa Esmeralda, a uma distância de 12 km da linha média da costa brasileira (BR 101). O acesso ao município é através da BR 101 km 155, no viaduto para Porto Belo e Bombinhas. No município de Bombinhas há 39 praias.
Neste post vou falar especificamente sobre a praia de Bombinhas, dentro do município de Bombinhas. Esta praia que é pequena, fabulosa e de difícil acesso. Ou melhor, só tem um acesso, o que significa dizer, que todos tem que entrar ou sair por um único caminho…

Dicas importantes sobre Bombinhas, evite pegadinhas!
Primeiro só a parte boa: a praia é pequena, linda, mar azul esverdeado, quente, areia branquinha e tem vários hotéis bem legais pé na areia. O pequeno centrinho (avenida principal) tem várias lojas, restaurantes e até shopping (pequeno shopping).
Bombinhas é charmosa por ser linda e pequena, muito gostosa para caminhar a pé á noite e não é que para quem gosta de passear para outros locais (de carro). É para ficar ali, na praia sem ficar pulando de praia em praia (estou falando de alta temporada). O trânsito por vezes é tão lento, que ao sair para passear em outra praia próxima, corre-se o risco de perder o dia dentro do carro… Sim! É caótico assim mesmo.



Bombinhas seria o paraíso se não fosse o trânsito.
Pode parecer mentira ou exagero, mas já ficamos 12 horas presos no trânsito para sair de Bombinhas. Sim! Levamos 12 horas para chegar até a BR 101, ou seja, meio dia para percorrer mais ou menos 20 km! Foi algo surreal, inacreditável. Saímos no sábado de manhã final das férias , primeira de semana de janeiro.
O trânsito parou literalmente, não tinha como sair da fila de carros, não tinha como voltar para o hotel pois não tinha vaga. Um de nós ficava ao volante enquanto os outros iam ao banheiro e comer….Tivemos que dormir em São José, pois já era muito tarde e estávamos exausto e não era seguro seguir viagem. Ainda não tínhamos a Martina, pois com bebê, a situação teria se tornado caótica.
Resumo da história, não vamos mais a Bombinhas nas férias de final de ano, somente nos feriados menores. Se você tem flexibilidade de agenda e pode ir em épocas alternativas, Bombinhas é um espetáculo. Vá sim! Caso contrário, você encontrará preços altíssimos, super lotação e terá que ficar somente na praia, sem passear para outros lugares. Se puder ir em Março, terá a sensação de ter chegado ao paraíso!
Onde ficar – dicas de hospedagem em Bombinhas
Opções de hospedagem em Bombinhas é o que não falta. Porém, muitas delas são um pouco longe da praia, para quem tem crianças isso é um problema.
Nós já nos hospedamos em 7 ou 8 pousadas e hoteis na praia. As que mais gostamos foram a Vila do Farol, Vila do Coral e Pousada do Bosque. Aliás, esta última realmente encantadora, menor e mais intimista, é o lugar perfeito para quem gosta de tranquilidade. O atendimento e o café da manhã servido no quarto são incríveis.
Outra que tem excelentes avaliações a pousada Bora Bora, que também fica á beira-mar. Esta eu ainda não conheço, mas está na minha lista.
Uma ótima opção em termos de custo-benefício, são os apartamentos e imóveis para locação. Para famílias maiores, é sempre algo a se pensar. Afinal de contas, Bombinhas não é propriamente uma praia acessível.
Na praia do mariscal, tem a pousada Atalaia do Mariscal, a qual eu já tentei reservar algumas vezes, mas não consegui disponibilidade, pois acredito ser super disputada. Apesar do mar mais revolto em frente, acho que essa deve ser uma opção incrível de hospedagem na região.
Hotel Vila do Farol, o meu preferido

A Vila do Farol é bem completa, desde a localização pé na areia até a comida servida no hotel. É grande, espaçosa, os quartos são amplos e arejados (os quartos do andar superior com vista para a praia são fantásticos), cama enorme e macia.



A estrutura de lazer do hotel Vila do Farol
A estrutura do hotel é bem grande (o hotel é grande, com bastante espaço de estacionamento e completa, piscina externa, piscina coberta enorme (acho que é olímpica), academia, , sauna, sala de tv, sala de recreação infantil e sala de jogos (pingue-pongue, pebolim) .
A recreação infantil possui equipe de recreacionistas, onde as crianças um pouco maiores podem ficar sozinhas. Eles são bem animados e fazem diversas atividades diferentes para entreter a criançada, tem oficina de pizza, jogos e até atividades noturnas.



Gastronomia- como é a alimentação no Vila do Farol
O café da manhã é fantástico, em algumas épocas tem até tapioca e omelete preparada na hora.
Em algumas épocas na baixa temporada o hotel oferece pensão completa (o que é ótimo porque muitos restaurantes estão fechados) e a comida é fantástica, a carne vermelha é maravilhosa, detalhe que eu observo que em alguns lugares de Santa Catarina onde somente os frutos do mar são bons e os cortes de carne bovina são mais ou menos…
O serviço de praia é um dos mais eficientes que conhecemos. É só para hóspedes, então é bem organizado e tranquilo. E os lanches servidos na areia e piscina são caprichados, rápidos e não são caros. É possível passar o dia na praia sem sair de baixo do guarda-sol. Nós, que adoramos o mar, nem sempre estamos a fim de tomar banho, trocar de roupa e se arrumar para ir almoçar.




Minhas considerações sobre o Vila do Farol
O serviço do hotel em geral, o staff é muito é muito eficiente. Desde a reserva ao check out, tudo funciona bem e rápido. A limpeza do quarto, os garçons, a reposição no café da manhã, a organização do hotel, como um todo, funciona muito bem.
A Vila do Farol é sempre a primeira opção de hospedagem que pensamos, quando planejamos ir a Bombinhas.
Informações importantes sobre a Vila do Farol
- NOTA NO BOOKING: 9,0
- ONDE: Av. Ver. Manoel dos Santos, 1493 – Centro, Bombinhas – SC, 88215-000
- QUANTO: consulte o tarifário no site https://viladofarol.com.br/
- É INDICADO: tanto para casais, famílias com crianças
- ESPAÇO KIDS: possui espaço kids com recreacionistas. As crianças maiores de 4 anos já podem ficar sem os pais.
- DICA: Prefira os quartos do andar superior, pois tem uma vista melhor e não tem barulho na cabeça. Os quartos de frente para a praia e próximos do restaurante, são os mais bem localizados e facilitam para famílias com bebês. Na baixa temporada, vale a pena optar pela pensão completa. Muitos restaurantes abrem somente na alta temporada e você pode ter dificuldade para fazer suas refeições.
Onde comer – gastronomia
Bombinhas tem vários restaurantes, pizzarias e padarias. Vários deles fecho durante a baixa temporada, então depende muito da época que você for à Bombinhas. No próprio hotel Vila do Farol, o restaurante já é muito bom, por isso gostamos de nos hospedar lá.
Algumas opções interessantes:
- Mandalas Steak House (no prédio colorido da Vila do Farol)
- Arnoldos Restaurante Grill e Pizzaria, também pertinho, tem opções com preço justo e as porções servem 2 ou 3 pessoas.
- Restaurante Berro D’água em Zimbros. Está sempre cheio e o visual para a praia é lindo!
O que fazer- passeios
Bombinhas tem várias trilhas e mirantes para o visitante apreciar as belezas do lugar, uma delas é a do Morro do Macaco, que tem uma vista panorâmica espetácular.
Outra atividade principal a ser feito na cidade é o mergulho, Bombinhas é o lugar perfeito para mergulho, pois suas águas são cristalinas, perfeitas para a prática. Ao longo das praias, há várias escolas de surf e mergulho para quem quer aprender e fazer esses passeios.
Pegar o carro, se estiver na baixa temporada apurada é claro, e dar uma volta pelas praias menor, incluindo Zimbros nesse roteiro, também é uma ótima pedida, tem muitos lugares diferentes daquele arroz com feijão que a gente conhece de Bombinhas.
Se o trânsito lhe permitir, você está perto de itapema e balneário Camboriú, você pode dar uma volta nesses lugares pois é pertinho (15 a 20 minutos). Mas não pense em fazer esse passeio na alta temporada, pois você correrá o risco de ficar o dia todo trancado no trânsito.