Nós escolhemos passar o final de ano de 2020 em Foz do Iguaçu, no Paraná, pois ainda estávamos no auge da pandemia e não nos sentíamos seguro em viajar de avião.
Queríamos algo que fosse viável ir de carro, saindo aqui da Serra Gaúcha e Foz não é absurdamente longe, dá aproximadamente 840 km e umas 10 horas de viagem. E fica perfeita se você programar uma parada estratégica e dormir pelo caminho.
Foz do Iguaçu é famosa pelas Cataratas do Iguaçu, por estar na fronteira com a Argentina e o Paraguai e também por ter grandes festas de réveillon.
Juntou a vontade de conhecer esse patrimônio mundial com o gosto por festa de Natal/ Réveillon. Nós amamos essa época do ano, adoro passar em grande estilo!
Nós acertamos em cheio, a viagem foi ótima e conhecemos hospedagens e lugares incríveis!
Nossa primeira parada, na semana do Natal foi no Mabu Thermas Grand Resort e já visitamos os Parque das Aves e o Parque Nacional das Cataratas, já que ficam perto deste hotel.

Mabu Thermas Grand Resort
Nós escolhemos o Mabu Thermas Grand Resort pela grande estrutura de lazer do seu parque aquático: o Blue Park.
Sim, esse foi o fator decisivo para optarmos por este hotel, pois entendi que haveria muita diversão, principalmente para as crianças.
Para aproveitar o Blue Park, você não precisa necessariamente estar hospedado no hotel. Você pode comprar o ingresso do parque e usar de forma autônoma.
Mas se você hospedar, você terá acesso (livre) ao parque.
Você deve sempre observar as condições de sua reserva, mas de forma geral, o hóspede tem acesso a todas piscinas e ao toboágua do parque aquático.
Lembrando que todas as piscinas possuem água termal, com temperatura média de 36º. Sim a água é quentinha e você pode aproveitar até a noite!
As acomodações do Mabu Thermas Grand Resort
O Mabu Thermas funciona como hotel e como copropriedade. Ele tem uma ala chamada My Mabu (que fica no lado direito da praia termal), que são unidades diferenciadas, semelhantes a um apartamento. A ideia que seja uma “casa de férias” junto ao hotel. Você adquire uma fração e pode usar um período por ano. Quando o consultor vier te abordar para tomar uma café especial e conhecer o My Mabu, já sabe que é sobre isso.

Nas acomodações “normais” há basicamente 3 categorias principais: Master, Premium e Suíte.
As acomodações master são as menores com aproximadamente 23m. A master termas fica em frente a piscina e eu acredito que tenha bastante barulho por conta disso.
As acomodações premium tropical, a que nós ficamos, ficam na ala que também se chama tropical, a ala mais nova do hotel.
São apartamentos de 28m e que acomodam até 4 pessoas. É o quarto mais o banheiro. É um ambiente para passar o dia inteiro aproveitando o hotel e só dormir nele… Não é pequeno, mas também não é espaçoso suficiente para ficar relaxando nele..
As suítes (clássica, tropical e temática) são as acomodações maiores, com mais de 50m e possuem ante sala com mesa e tv.
Por incrível que pareça, essas acomodações maiores e com mais ambientes, são somente para 2 pessoas. Ou seja, se você for em família, como foi o nosso caso, você terá que escolher as acomodações master ou premium.
A estrutura de lazer do Mabu Thermas Grand Resort
Piscina é o que não falta no Mabu Thermas!
Começando pelo início: quando você faz o check in (bem demorado, por sinal) você recebe uma pulseira (estilo disney) que libera o seu acesso ao Blue Park e onde você também lança seu consumo (das vending machines espalhadas pelo hotel) dos quiosques de lanches, food trucks e do restaurante.
Você precisa estar com esta pulseira para passar a catraca do Blue Park. E não pode perdê-la sob pena de ter que pagar uma consumação bem salgada. Dica escolha uma pulseira, bem firme no seu pulso, se ela ficar frouxa, pode sair na piscina.
O hotel tem “uma divisão” entre as próprias piscinas e as que fazem parte do parque aquático, até para que os visitantes do parque, não entrem no território do hotel.
As piscinas que ficam localizadas em frente ao restaurante (as mais antigas) e as piscinas do “baldão” e (as duas ao lado), fazem parte do hotel.
A piscina da praia termal (com ondas) e a parte dos toboáguas (Twist Tube e Fast Falls), fazem parte do Blue Park.
A parte dos toboáguas é bem radical, só o meu marido foi. Aliás, os adultos se divertem mais do que as crianças nessa parte do parque. Para mulheres, eu recomendo ir de maiô ou short, para descer mais á vontade pelo enorme tobogã.
E ainda tem mais uma área do parque em fase de construção, a Fantasy Island, com rio que desce com boias.



O hóspede pode acessar todo esse complexo, inclusive circular pelo lago de pesca que tem pedalinho e tirolesa. Porém, essas atividades tem custo a parte e não é barato…
Sim, nem tudo está incluso na diária. Mas os acessos ás piscinas, sim!
Dica importantíssima sobre o Mabu Thermas!
O Mabu Thermas está localizado numa área de águas termais, sim, a água é aquecida naturalmente, uma delícia.
Porém, não há piscina coberta neste, ou seja, no inverno, acredito que não tenha como encarar, mesmo com água quente, não seria possível aproveitar muito o parque aquático.
No verão, fica muito quente. Aliás Foz do Iguaçu é muito abafada! Então, o ideal é aproveitar as piscinas de manhã e no final da tarde. No horário mais quente do dia, fica insuportável ficar dentro das piscinas. Algumas são mais abafadas e outras mais agradáveis.
A piscina de ondas da praia termal, que tem até areia e parece mesmo uma praia de verdade, é ótima e a água é menos quente, pois não fica tão parada.
Tem equipe de recreação no hotel, tanto para as crianças, quanto para os adultos. Eles são muito animados e fazem diversas aulas de ginástica na piscina.
Aliás, a recreação é um ponto super positivo do hotel, as crianças e adolescentes, se quiserem, tem ocupação o dia inteiro e podem até almoçar e jantar com os tios da recreação.
Gastronomia – a alimentação no Mabu Thermas
No Mabu Thermas você pode reservar a diária com café da manhã, meia pensão ou pensão completa.
Todas as refeições são servidas no restaurante principal, no formato buffet livre, incluindo sobremesas.
Lembrando que na pensão completa, as bebidas não estão inclusas no valor.

Eu reservei com pensão completa pela comodidade, eu não queria ficar saindo do hotel para comer e não tinha noção de que havia outras possibilidades, opções de alimentação ali mesmo no hotel ou então no Shopping que está logo em frente ao resort.
A comida era boa, principalmente as sobremesas eram muito gostosas. Mas eu achei caro (R$ 80,00 por pessoa, por refeição), pois não era uma bufê tão grande, com tantas opções.
Há quiosques e food trucks dentro do Blue Park que oferecem snacks (tipo pizza, hot dog, sorvete etc) e que você lança o consumo na pulseira.
Tem também um restaurante embaixo do My Mabu (todos os hóspedes podem circular por esta área), que tem bufê por kg, além de uma hamburgueria e uma espécie de mercearia com frutas e algumas conveniências.
Eu consideraria contratar meia pensão, talvez…. e comer um lanche na outra refeição. Primeiro, porque sairia mais em conta, segundo porque não enjoa de comer todo dia a “mesma comida”. Não que o bufê seja repetitivo, mas o tempero da comida é o mesmo.
E principalmente com crianças, eles gostam de comer algumas besteiras de vez em quando.
Os valores da alimentação e das bebidas são bem “salgados” dentro do complexo do Mabu, para uma família numerosa, considere alternativas, inclusive comprar os fardos de bebidas e alguns alimentos no shopping em frente ao Mabu.
Nós passamos a ceia de Natal de 2020 no Mabu, e apesar de estarmos ainda na pandemia, com todas as restrições do distanciamento, o evento foi muito bonito e bem organizado. A ceia teve um belo bufê com muitos pratos deliciosos, mesa de doces, uma decoração muito bonita e apresentação musical.
Agora, já dentro de uma certa normalidade, eu acredito que a festa deve ser ainda mais incrível.
Minhas considerações sobre o Mabu Thermas Grand Resort

Como sempre, eu estudei bastante o Mabu Thermas antes de me hospedar nele.
Nas avaliações, um ponto comum de reclamação dos hóspedes é a demora no check in e em alguns serviços. E eu comprovei que é verdade.
Pelo menos, no final do ano, uma época super cheia… o serviço foi bem demorado e com poucos atendentes. Para ter ideia, nem mensageiro para nos guiar e ajudar com as malas havia… Nós estávamos parecendo baratas tontas sem saber onde era o nosso quarto na ala tropical.
Outro ponto de reclamação é a abordagem dos consultores do My Mabu, que insistentemente, ficam ligando no quarto, quase obrigando o hóspede a ir conhecer o programa de fidelidade.
Minha dica é, seja incisivo e diga não de cara!
Se você não tem interesse em conhecer o empreendimento, seja bem assertivo e corte a abordagem desde o início e não caia na pegadinha do “café com brinde” onde você perderá meio dia ouvindo pessoas tentando te convencer a comprar o tal do My Mabu.
Dica bem importante: ao fazer o check in, dê uma estudada na maquete do hotel que se encontra no saguão. Ajuda muito a se localizar, a ter uma visão geral de toda extensão do hotel e do Blue Park. Ajuda a se localizar no acesso ao parque.
O que eu mais gostei no hotel, sem dúvida, foi a estrutura de piscinas, do parque aquático. É lindo, é muito gostoso e as crianças aproveitam muito. A gente nem sentiu falta da “praia”. Eu gostei muito da estrutura física do hotel.
Já a parte dos serviços, deixou um pouco a desejar…
Não que seja ruim, mas eu acho que eles se concentram mais em vender o My Mabu, do que ter um serviço hoteleiro de excelência. Tem mais vendedores do programa de fidelidade, do que funcionários para realizar as atividades básicas do hotel.
A parte da alimentação é um pouco cara também. Se eu for novamente, eu não contrataria pensão completa, até porque tem um shopping bem em frente ao resort.
Por se muito quente, você consumirá muita água e é muito cara. Uma garrafinha de 300ml custava quase R$ 8,00 e nós consumimos muitas. Nós compramos alguns fardos numa farmácia do shopping e também eu abastecia essa garrafinha no bebedouro da Copa Kids…
É coisa de muquirana, mas não estou nem aí… Cobrar por bebidas alcoólicas e refrigerante, eu concordo, mas não ter um bebedouro á disposição dos hóspedes, eu já acho mesquinharia…
Informações importantes sobre o Mabu Thermas Grand Resort
- ONDE: Av. das Cataratas, 3175 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu – PR, 85853-000. Para informações do hotel veja o https://www.hoteismabu.com.br/hoteis/mabu-thermas-grand-resort-foz-do-iguacu e para informações e ingressos do Blue Park (para não hóspedes) consulte o https://blueparkfoz.com.br/
- QUANTO: a partir de R$ 600,00 a diária com café da manhã para casal. Consulte os valores aqui!
- HORÁRIO: 24 horas
- É INDICADO: para famílias com crianças e adolescentes, principalmente.
- ESPAÇO KIDS: Sim, tem espaço kids (pouco usado) e sala de jogos, além de copa baby.
- DICA: A água é muito cara no hotel, eu carregava a garrafinha e abastecia no bebedouro da Copa Baby. Preste atenção em todas as condições da reserva, incluindo o tipo de pensão.
E lá no Youtube (assista aqui) tem um vídeo sobre o Mabu Thermas!
Passeio ás Cataratas do Iguaçu
Quando eu ouvia falar que as Cataratas do Iguaçú eram uma das maravilhas do mundo, eu não acreditava…
Realmente a energia do lugar é algo incrível. Realmente só estando lá para entender, vale muito a pena essa viagem. Se tiver a oportunidade de fazer essa viagem a Foz do Iguaçú, não deixe escapar!
As Cataratas do Iguaçu estão entre Principais atrações do Mundo” segundo o “Travelers’ Choice 2022 – Best of the Best”, do TripAdvisor. A Maravilha Mundial da Natureza ocupa a sétima colocação global, dividindo a lista com o Coliseu de Roma (Itália), a Torre Eiffel (França), entre outros.
Ao visitar as Cataratas, você tem a possibilidade de visitar 3 países ao mesmo tempo: Brasil, Argentina e Paraguai.
Compre seu ingresso online e leve no celular e impresso (eu sempre levo das duas formas), vai que!!
Tantos o Parque das Cataratas do Iguaçu, quanto o Parque das Aves, ficam próximos do Mabu Thermas Grand Resort , em torno de meia hora.



Informações importantes sobre as Cataratas do Iguaçu
- ONDE: https://cataratasdoiguacu.com.br/ingressos/
- QUANTO: Ingressos online: a partir de R$ 63,00 adulto (brasileiro), R$16,00 infantil (2 a 11 anos) e idoso
- HORÁRIO: diariamente das 8h ás 16h
- É INDICADO: para todos, porém pessoas com dificuldades de locomoção ou bebês com carrinho, podem achar bastante cansativo o passeio.
- ESPAÇO KIDS: não tem
- DICA: No verão, vá bem cedo, pois fica muito calor, leve chapéu, repelente, protetor solar, calçado confortável e muita água.
Passeio no Parque das Aves

O Parque da Aves é outro atrativo famoso de Foz do Iguaçu e fica em frente à Cataratas e conta com mais de 140 espécies de animais entre aves, répteis e mamíferos.
Dá para fazer os dois passeios no mesmo dia: Cataratas e Parque das Aves, para aproveitar a logística, já que são quase um na frente do outro. Para adultos até vai (se não estiver muito calor). Mas com crianças, eu acho muito cansativo…
Eu optei por fazer em dias diferentes, já que em ambos os casos, o melhor turno para visitação é pela manhã, pois além de ser menos quente, no Parque das Aves, elas estão mais ativas nesse horário e é melhor para visualizá-las.
É um passeio bem tranquilo, lindo, com centenas de pássaros, tucanos, araras, tartarugas e até cobras para observar.
Dá para ir tranquilamente com carrinho, pois os caminhos são bem acessíveis.
No parque tem loja de souvenirs e café com lanches.
Não esqueça de levar repelente, chapéu, protetor solar e calçados confortáveis.
Compre seu ingresso online para evitar filas e leve no celular e impresso, para garantir.

Informações importantes sobre o Parque das Aves
- ONDE: Av. das Cataratas, 12450 – KM 17,1 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu – PR, 85855-750 ou
- QUANTO: Ingressos online: a partir de R$ 70,00 adulto (brasileiro), R$35,00 estudante e idoso, compre pelo site https://ingressos.parquedasaves.com.br/home
- HORÁRIO: de terça a domingo, das 08:30 ás 16:30h
- É INDICADO: para todos
- ESPAÇO KIDS: não tem
- DICA: No verão, vá bem cedo, pois fica muito calor, leve chapéu, repelente, protetor solar, calçado confortável e muita água.