O que é um café colonial?
Para quem não conhece, o café colonial é uma tradição gastronômica aqui no Sul, principalmente na Serra Gaúcha, que reúne uma grande variedade de salgados, doces, pães, bolos, tortas e, claro, café. É uma experiência completa, onde você pode saborear um pouco de tudo e se deliciar com os sabores da culinária local.
Por que a Serra Gaúcha é o paraíso dos cafés coloniais?
A Serra Gaúcha possui uma rica história de imigração, principalmente de italianos e alemães. Da necessidade de uma refeição substanciosa antes de uma jornada pesada na plantação, surgiu um costume de sentar à mesa e fazer uma refeição farta e muito variada como é o café colonial.
Essa influência cultural se reflete na culinária da região, que é marcada por receitas tradicionais e ingredientes frescos.
Os cafés coloniais da Serra Gaúcha são verdadeiros banquetes, com uma grande variedade de opções para todos os gostos.
Dicas para aproveitar ao máximo o café colonial:
- Vá com bastante fome, é uma comilança.
- Coma primeiro os salgados, como proteína, depois os carboidratos e por último, os doces. Se não, você enche muito rápido ou fica enjoado, dica de expert, kkkk!
- Provavelmente, você não vai conseguir fazer outra refeição (no mesmo dia) depois do café colonial.
- Se você não come muito, talvez não valha (o preço) para você.
- Eu costumo levar repelente e ir com calçados confortáveis, alguns deles lugares são bem “no interior”.
- Os preços variam de R$ 68,00 a 140,00 (Gramado e Canela).
Tem várias opções de cafés coloniais na região, mas algumas não são tão especiais, digamos assim. Eu já experimentei a maioria deles, mas optei por listar os melhores ou mais tradicionais. Tem alguns que oferecem dezenas de variedades (a maioria não conseguimos experimentar), mas com o gosto meio parecido. Esses, eu preferi não listar…
Melhores Cafés Coloniais na Serra Gaúcha :
Bela Vista, Gramado: Considerado um dos pioneiros do café colonial no Brasil, o Bela Vista é um clássico absoluto. Com mais de 80 opções de pratos, é um ponto turístico da cidade, não é o meu preferido, pois já deixou de ser algo mais caseiro…
Gramado Café Colonial, Canela: Localizado próximo a Gramado, este café colonial é o meu preferido lá, acho mais gostoso que o Bela Vista, e oferece um cardápio variado com receitas típicas da região. Acho um lugar mais tranquilo e os produtos servidos são mais frescos e quentinhos.
Sabor do Campo, Nova Petrópolis: localizado pertinho do pórtico de Nova Petrópolis, em um ambiente tranquilo e rodeado pela natureza, o local oferece um café colonial completo e delicioso, perfeito para quem busca uma experiência gastronômica alemã autêntica.
Você pode escolher entre saborear o café colonial em um salão ou em um espaço ao ar livre, em meio à natureza. Aproveite para ir num dia ensolarado e dar uma voltinha pelo jardim que é bem bonito.
Recanto dos Plátanos, Nova Petrópolis: Fica no caminho para quem vai para Picada Café, com um ambiente aconchegante e um cardápio variado, o Recanto dos Plátanos é uma ótima opção para quem busca um café colonial tradicional. As tortas são muito gostosas.
Serra Verde, Nova Petrópolis: Super tradicional, caprichado e as comidas vem quentinhas na mesa. A proprietária é uma simpatia e traduz super bem a receptividade da cidade!
Melhor café colonial no Vale dos Vinhedos
Bello Sapore, Monte Belo do Sul: Além do café colonial, o Bello Sapore, que está localizado no Vale dos Vinhedos, oferece outras opções como piqueniques e pratos individuais, para todos os gostos. É um lugar para quem procura tranquilidade e sossego, não tem aquela muvuca de Gramado, por exemplo.
O cliente aguarda um pouco, até que os alimentos seja preparados e vem bem quente!! Não tem tantas variedades, como um café colonial tradicional, mas é muito caprichado! Você vai adorar a polenta, queijo e salame brustolados.
Abre somente aos sábados e domingos. Consulte antes.
Melhores Cafés Coloniais na Rota Romântica
Dahmer Haus: Esse café colonial é bem pequeno, na estrada Picada Café, e passa quase despercebido…
Acho que esse é um café colonial mais “autêntico”, não foi gourmetizado.
Também não tem todas aquelas variedades mirabolantes que ninguém consegue experimentar tudo.
Tem mais jeito e sabor caseiros.
E o preço é bem legal, a partir de R$ 68,00
Vale a pena conhecer!
Dicas de Cafés Coloniais – Morro Reuter:
Café na Fazenda, Morro Reuter: o Café na Fazenda oferece diversas atividades para todas as idades, como trilhas, visitação à mini fazenda com animais, cachoeira e um porão com antiguidades (construção histórica de 1912).
O lugar é muito legal, o casarão, a área externa com alguns animais. E as comidas também são deliciosas.
O único porém, é que funciona de forma bem sazonal, faz longas férias e você deve consultar antes se está aberto e de repente, fazer uma reserva.
Café do Capril, Morro Reuter: São mais de 80 opções de pratos, desde salgados quentinhos como bolinhos de batata e polenta até doces irresistíveis como bolos, tortas e cucas.
As bebidas também são diversas, com sucos naturais, refrigerantes, café e chá. Fora isso, tradicional dos cafés coloniais, o Café do Capril, inclui alimentos como crepe, churros, milk shake, capuccino, caldo de cana, caipirinha, picolé à vontade, enfim, o céu é o limite.
Além do farto café colonial, o Capril oferece diversas atividades, como trilhas em meio às plantações de lavanda, visitação à criação de cabras e um espaço kids para as crianças brincarem.
O acesso ao local tem partes com estrada de chão e fica num morro. Pessoas com dificuldades de locomoção, podem ter empecilhos para chegar ao restaurante.
Verifique a disponibilidade de horários e reserve, para garantir.