Search
Close this search box.
Meu Hotel Preferido
Suíte Estância 35

Estalagem Estância 35: uma hospedagem surpreendente em Três Coroas

Quando comecei minha expedição pelas melhores hospedagens do Rio Grande do Sul, eu não imaginava que teria tantas surpresas agradáveis.

Descobrir as maravilhas do interior gaúcho foi uma das grandes realizações de 2022.

Eu só havia passado pela cidade de Três Coroas, que fica ao lado de Gramado no sentido à cidade de Taquara (30 km e não esqueça do pedágio entre elas), mas nunca havia estado nela de fato.

A pequena cidade é um destino procurado pelos aventureiros praticantes de rafting e pelos visitantes do templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling.

A cidade é um ótimo destino para quem já foi algumas vezes à cidade de Gramado ou, pra quem prefere cidades menores e com menos movimento de turistas.

Onde se hospedar – Estalagem Estância 35

A propriedade que nasceu, originalmente, com o propósito de sediar eventos como festas de casamento, também é uma hospedagem.

A estalagem (que significa pousada para viajantes, hospedaria) foi criada há mais de 10 anos e fica numa propriedade linda, com um gramado que parece um enorme tapete verde, onde mascotes ( 4 cães lindos) correm livremente perseguindo os quero-queros o dia todo.

Além de hospedagem, o local oferece a opção de day use com piquenique. Dessa forma você pode aproveitar a beleza do lugar, sem necessariamente ter que ir pernoitar nele, consulte mais informações na página da hospedagem.

As acomodações da Estância 35

Ao todo, são 12 acomodações na propriedade.

São 9 suítes que ficam no prédio principal da estalagem, em cima do salão de eventos. São apartamentos no estilo mais rústico, todo em madeira. Na grande maioria acomodam casais e alguns possuem varanda. Essas são as acomodações mais simples da pousada e com menor valor da diária( em média R$ 400,00).

Há também o Chalé Amarelo, uma pequena propriedade, dentro da propriedade. Se trata de um chalé com dois quartos de casal, mais uma suíte e acomoda famílias maiores com até 8 pessoas.

A acomodação mais nova é uma moderna Casa de Vidro, projetada para estadias mais românticas, pois é ideal para casal. Essa acomodação é menor e com uma proposta de arquitetura bem diferente, pois suas paredes são de vidro e apenas cortinas protegem a privacidade do interior da casa.

Sua decoração é linda, com direito a banheira no estilo vitoriano e poltrona no estilo costela. Essa acomodação é mais distante do prédio principal, com bastante privacidade e com uma vista incrível para o gramado e um lago.

A Casa de Pedra, a acomodação mais completa da Estância 35

A Casa de Pedra, a acomodação que nós ficamos, como diz o nome é uma casa toda construída em pedra e madeira, que lembra o estilo de uma cabana. A casa é grande, com uma suíte e um quarto (no sotão), dois banheiros, ambos com banheira, além de cozinha completa, com sala de estar/jantar e varanda.

Essa casa é linda, super charmosa, aconchegante e a decoração dela é incrível, nos mínimos detalhes. Ela tem todos os confortos que alguém desejaria para morar. Tem uma suíte incrível com uma enorme banheira de hidromassagem que comporta quatro pessoas, com uma vista esplendorosa do gramado. A vista dessa banheira parece um quadro!

Aliás, a casa possui enormes janelas com ampla vista da estância. Cada uma delas parece uma pintura!

Essa acomodação é ideal para casal e mais dois filhos. Tem duas TVs, sistema de som ambiente, ar-condicionado nos quartos e na sala, além de todos os utensílios de cozinha (incluindo forno elétrico e microondas) e de bônus um fogão à lenha com suprimento à vontade!

Tudo é bom nessa casa, as camas são enormes, os colchões macios, a decoração é linda, de muito bom gosto.
Mas a vedete da acomodação é sem dúvida o enorme banheiro da suíte com um conceito todo aberto, todo envidraçado. Se você desejar, pode tomar banho de chuveiro, ficar na banheira apreciando toda a vista para propriedade. O banheiro tem persianas, para que você feche e não seja visto.

Esse banheiro além da banheira de hidromassagem, cheia de recursos como luzes e jatos especiais, também tem um chuveiro enorme, maravilhoso.

Tem o banheiro menor, que seria o social, que apesar de mais simples, também tem um banho maravilhoso.

Como a propriedade nasceu com o fim de ser um local para eventos, as acomodações foram pensadas para acolher os convidados e a família das pessoas que estão comemorando. Tanto a Casa de Pedra, quanto o Chalé Amarelo, seriam acomodações perfeitas para receber as famílias e madrinhas dos noivos, por exemplo.

Nessas acomodações maiores, os valores giram em torno de R$1000 a diária com café da manhã, a depender do número de hóspedes e da época escolhida.

A estrutura de lazer da Estância 35

A Estância 35 possui uma imensa área verde com açudes e muito gramado. O jardim é lindo, muito bem cuidado e cheio de cantinhos para você relaxar e ficar apreciando a paisagem.

Em todo o gramado, há bancos, poltronas e balanços para você sentar e relaxar. Todos os locais são caprichados, com móveis de madeira que dão um charme todo especial ao local.

Nesta pousada há duas piscinas externas, uma de adultos e outra para crianças. Infelizmente ela não é coberta e no verão não é possível utilizá-la, por isso a importância de escolher uma acomodação com banheira.

Também há balanços e parquinho para crianças.

Falando em crianças, elas se divertem mesmo é com os cachorros da propriedade. São dois borders collie (cão pastor), um rough collie (a Lassie do filme) e um sem raça definida, que adoram correr e buscar a bolinha. Meus filhos ficaram encantados com os cães, eles são doces e acostumados com as visitas!

No em torno da estalagem, há outros animais como coelhos, vacas, cavalo, patos, e até um faisão e um pavão. Você pode dar uma volta e ver de perto esses bichinhos.

Dentro do salão de eventos, onde é o restaurante da hospedagem, há um bar no estilo irlandês onde você pode tomar alguns drinks. O lugar é muito bonito, muito agradável e você pode simplesmente sentar e ficar apreciando a vista.

A arquitetura e o mobiliário deste salão de eventos é um primor. Com toda decoração em madeira, com uma iluminação super aconchegante, o espaço é lindo para a realização de eventos. Realmente a decoração é de muito bom gosto.

Gastronomia – alimentação na Estância 35

café da manhã
Café recém passado, coado no saco de pano

A hospedagem contempla o café da manhã na diária. Em épocas de pouca ocupação, você deve agendar o horário diretamente no whatsapp do chefe Leonardo. Aliás o chefe é uma das melhores surpresas dessa pousada!

Como somente nós estávamos hospedados no sábado, o café da manhã foi montado exclusivamente para nós quatro. Mesmo assim, havia todo um cuidado com a apresentação do buffet de café da manhã, inclusive com pães de fermentação natural e bolos recém feitos!

Eu brinquei que eu traria o chefe Leonardo para passar uma semana em nossa casa cozinhando, mas que depois eu teria que ir para um spa. Eita!!!!

Sabe aquela pessoa que cozinha com carinho, que tem atenção aos detalhes, à apresentação dos pratos, que procura agradar e servir o hóspede? Pois então este é o chefe da Estância 35!

Você pode almoçar ou jantar na hospedagem, para isso basta entrar em contato com o chefe, lhe pedir as opções do cardápio e combinar o melhor horário para a refeição. Lembrando que como não são pratos pré prontos, é necessário uma antecedência mínima para que tudo possa ser preparado com tranquilidade.

Nós experimentamos pratos como risotos, massas e opções kids, e todas estavam perfeitas, no ponto exato em que pedimos. Se você tiver alguma restrição alimentar, não se preocupe, há opções para você!

A vantagem de ter uma cozinha personalizada é que você será atendido em todos os detalhes, o ponto negativo que eu achei que não havia um cardápio com valores pré-definidos, nem mesmo de bebidas.
Dessa forma nós não sabíamos exatamente qual o custo da alimentação e o que estaria disponível. Apesar disso, eu fiquei muito satisfeita com a alimentação, pois a comida era fresquinha e feita com amor.

Para quem gosta de cozinhar, ao escolher as acomodações com cozinha, você pode preparar seus próprios alimentos na acomodação. Na Casa de Pedra onde ficamos, havia todos os utensílios necessários para a preparação de vários pratos, basta você se organizar e levar todos os ingredientes necessários.

Para você ter ideia havia até filtro de papel e pó de café, para você preparar o seu cafezinho. Embora, eu preferisse o café preparado pelo chefe, que era coado no saco de pano! Eu tomava quase uma térmica inteira sozinha!

Eu recomendaria que você, antes do check in, já informasse sobre a existência de alguma restrição alimentar e solicitasse algum ingrediente especial, caso necessite. Eu não solicitei, mas havia leite sem lactose no café da manhã.

Minhas considerações sobre a Estância 35

Primeira e mais importante das conclusões é que o lugar é mais lindo e impressionante do que parece pelas fotos!

Eu reservei pela curiosidade, mas não estava tão convencida de que seria algo muito incrível…

Quando entramos na cidade de Três Coroas, cidade pequena, simples e começamos a percorrer umas estradas mais retiradas ( o caminho até a pousada não é dos mais lindos) eu pensei: em que mato eu vim me meter?

Quando de repente você dá de cara com aquele cartão postal que lembra a Holanda!

Uau!! Chegamos na Estância 35!

O lugar é de uma beleza natural e arquitetônica ímpar! E de uma paz impressionante! Um final de semana lá equivale a uns 5 dias de descanso…

O que eu senti falta é de alguns rituais comuns na hotelaria como o check in e as apresentações iniciais básicas. Nós chegamos e já fomos para a acomodação, meio que sem saber como funcionavam as coisas ali, quais as atividades disponíveis, os horários…

Havia muita hospitalidade por parte de todos que nos receberam, eles são uns queridos, mas faltou essa parte ”burocrática” que ajuda o hóspede a se localizar…

Acho que poderiam ter nos passado as instruções até mesmo por whats. Eu nem sabia do piquenique, descobri pelo instagram, por exemplo.

Outro detalhe importante seria ter um menu de pratos e bebidas com valores, pois fica “meio no ar”, você não sabe quanto vai custar a sua refeição.

Eu não considerei um defeito grave, pois a hospitalidade e a gentileza foram além das expectativas e compensaram esses pontos.

Acho que a propriedade tem uma vocação maior para eventos e, por isso acaba não atentando aos detalhes peculiares da hotelaria. Mas são pontos facilmente sanáveis.

Quanto à reserva, somente no whats da pousada. Não é possível reservar através site ou Booking (pelo menos até essa data, junho de 2022).

Eu voltaria com absoluta certeza, tenho muita vontade de voltar, pois gostamos muito do lugar. A experiência foi incrível e a pousada é um achado maravilhoso.

Certamente é uma experiência de hospedagem diferenciada que vale a pena vivenciar!

A Estalagem Estância 35 realmente é uma hospedagem surpreendente em Três Coroas!


Informações importantes:

  • ONDE: Estr. Geral da Serra Grande, 1550, Três Coroas – RS, 95660-000
  • QUANTO: diárias a partir de R$ 500,00, consulte através do whats 51 – 99742 88 68
  • HORÁRIO: a combinar
  • É INDICADO: para eventos e estadias curtas (3 dias é o ideal)
  • ESPAÇO KIDS: não tem uma área kids específica, mas tem balanços e muito espaço para os pequenos.
  • DICA: Se puder, fique na acomodação Casa de Pedra, é a melhor! E se gostar de cozinhar, aproveite e leve todos os ingredientes e não precisará sair da hospedagem. Peça todas as suas dúvida pelo whats, como funciona, horários, tudo direitinho…

Passeios – o que fazer em Três Coroas

Os principais atrativos da cidade são o turismo de aventura, para aqueles que procuram atividades como rapel, tirolesa e rafting e para os não adeptos das atividades radicais, a visitação ao templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling é uma ótima pedida.

Rafting e aventura

Três Coroas é considerado o maior destino de aventuras do sul do Brasil.

Para quem gosta de gosta de aventura, no Parque das Laranjeiras – que é um parque municipal que fica aberto o ano e tem toda a estrutura de camping e diversas atividades – algumas operadoras de turismo de aventura oferecem atividades com rafting, rapel e outros….

Você pode, ao entrar no Parque ( o ingresso R$ 10,00 inteira) escolher passar o dia ou praticar esportes.

Desejando fazer alguma das atividades disponíveis, você deve escolher a operadora (essas atividades são terceirizadas) que melhor atende sua necessidade. No site www.visitetrescoroas.com.br, você encontra todas as informações necessárias.

Dentro do parque há estrutura completa com lanchonete, pousada e até camping (com custo à parte).

Imagem retirada do Tripadvisor. Várias operadoras realizam o rafting no Rio Paranhana.

Informações importantes:

  • ONDE: Parque das Laranjeiras – Estrada Geral de Linha Café s/n – Linha Café Baixa, Três Coroas – RS, 95660-000
  • QUANTO: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia. Somente o acesso ao parque, as demais atividades tem custo específico adicional
  • HORÁRIO: todos os dias, das 07:00 ás 22:00
  • É INDICADO: no verão. Principalmente para camping e esportes de aventura.
  • ESPAÇO KIDS: tem atividades para as crianças
  • DICA: Dentro do parque há diversas operadoras que realizam as atividades, os esportes, incluindo o rafting. Se informe antes para ver qual lhe atende melhor e agende previamente, direto com a empresa escolhida.

Templo Budista

O Chagdud Gonpa Khadro Ling, localizado no município de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, é a sede sul-americana de uma rede de Centros de Budismo Tibetano Vajraiana fundado por Sua Emª Chagdud Tulku Rinpoche em 1995. 

Tentamos visitar o templo em 2021, mas ele ainda se encontrava fechado. Ele reabriu em 19.05.22.

Nos ambientes fechados como o templo, é necessário o uso de máscaras (caso o visitante não tenha, pode retirar uma descartável na portaria, gratuitamente), bem como entrar descalço e não é permitido fotografar o local dos altares. Fumar é proibido em todo o centro. Graças a Buda!!

Cerca de 50 praticantes do Budismo Tibetano Vajraiana moram no Khadro Ling. Toda a estrutura do centro é mantida por doações. O templo não cobra entrada (nem estacionamento). Fica a critério do visitante contribuir com algum valor, conforme achar interessante.

O local é realmente lindo, grande, bem cuidado e de uma energia incrível. O que mais impressiona, além das cores vibrantes, são os detalhes de todas as obras decorativas do centro, algumas, inclusive, foram esculpidas pelo fundador e seus alunos.

Há café, sanitários e loja de souvenir embaixo do templo (prédio vermelho). Não é permitido fazer piquenique nas dependências do centro.

Eu fiquei positivamente surpresa com o local, não achava que fosse tão grande e tão bonito. Para otimizar a visita, você pode acessar a página do centro (www.templobudista.org ) e assistir ao vídeo que traz informações importantes sobre a história do local.


Informações importantes:

  • ONDE: Rua Arnaldo Port, 1211 – Águas Brancas, Três Coroas – RS, 95660-000
  • QUANTO: não é cobrado a entrada, mas solicitado uma contribuição espontânea, que fica a critério do visitante
  • HORÁRIO: de quinta a domingo, das 09:30 ás 16:30. Sábado e domingo, não fecha ao meio-dia. Consulte na página do centro os horários das meditações – @khadro.ling
  • É INDICADO: para todos
  • ESPAÇO KIDS: não tem, tem café e loja dentro centro
  • DICA: Independente de religião ou filosofia, o lugar é lindo e com uma energia incrível, vale a pena conhecer.

Gastronomia – onde comer em Três Coroas

Nas proximidades do Templo budista há alguns restaurantes e cafés. Algumas opções de comida asiática e o Meu Cantinho (o que nós escolhemos) que fica a 1800m a frente do templo budista e serve bufê de comida caseira/alemã. Nós optamos por este restaurante, pois pensei que as crianças talvez não gostassem dos pratos orientais…

Nós gostamos bastante de restaurante, pois a comida era bem saborosa mesmo. Além disso o lugar é bem bonito, numa grande área verde, com uma bela vista. Se for um dia de sol, dá até para as crianças brincarem nos balanços e no escorregador.

Também é possível encomendar uma cesta de piquenique e comer no gramado.

Outra ótima opção e o mais famoso da cidade é o Espaço Tibet (@espacotibet) que fica a 7km do templo. Ele foi o primeiro restaurante tibetano do país. Além de um lugar lindo, ouvi falar maravilhas a respeito do menu e principalmente, das sobremesas preparadas pelo chef. Não consegui experimentar dessa vez, mas já ficou salvo na lista para a próxima oportunidade!


Informações importantes:

  • ONDE: RS-020, km 70, Três Coroas – RS, 95660-000
  • QUANTO: R$ 62,00 bufê livre com sobremesa. Consulte também piquenique. Fone 51 99903 60 62
  • HORÁRIO: Aberto aos finais de semana. Sábado das 9h ás 14h e domingo das 9h ás 15h.
  • É INDICADO: Para todos, a comida é muito boa e há uma enorme área para piquenique.
  • ESPAÇO KIDS: Tem gramado e playground, além alguns animais que podem ser alimentados com milho
  • DICA: O bolinho de batata é uma delícia, experimente!

Gostou? Compartilhe:

Índice

Estamos no YouTube!

Instagram

Você também irá gostar de ler:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *