Com um pouco mais de 21.000 habitantes, essa cidadezinha de características predominantemente alemãs, também conhecida como a capital Nacional do Cooperativismo, vai te encantar.
Com sua praça e seu Labirinto Verde, super floridos, onde a comunidade se encontra para confraternizar, ela é a típica cidade em que da vontade de largar tudo e irmorar lá.
Ela fica a 88 km de Porto Alegre e, pertinho de Gramado, apenas 35 km, separados por uma praça de pedágio (R$ 7,10 em 2021). Também é pertinho de cidades como picada Café em morro Reuter, cidades tipicamente alemãs, lindas e que valem um passeio.
Fazer esse trajeto para ir a Porto Alegre, sem dúvida é aproveitar um pouco mais a viagem.
Dica de hotel em Nova Petrópolis: Villa Flor Ecoresort

Nova Petrópolis é uma boa alternativa com hospedagens mais em conta do que Gramado e Canela. Verifique a possibilidade de ficar na cidade, talvez compense o deslocamento, considerando também o pedágio. Se você prefere uma cidade mais tranquila, com certeza cidade lhe agradar a mais.
O Villa Flor Ecoresort é um “gigante! escondido em Nova Petrópolis!
Sim, ele fica meio escondido e não passa a impressão de ser tão grande, mas quando passa a recepção você tem a real noção do tamanho da propriedade.
São mais de 10 hectares de área com várias acomodações, trilhas e lagos. Para se ter ideia, é necessário ir de carro até o café da manhã, se você estiver hospedado mais no fundo do resort, assim como nós, que ficamos hospedados nos apartamentos próximos á piscina aquecida.
Até é possível ir caminhando, mas o caminho é bem íngreme, com muitos morros e calçamento irregular, e pode ser meio cansativo para algumas pessoas, principalmente para crianças e idosos.
Há estacionamento próximo de cada acomodação.
Para cadeirantes ou carrinhos de bebê, peça as acomodações mais adequadas, mais próximas da recepção.
Os caminhos não são cobertos, com chuva você terá que pegar o carro obrigatoriamente.. As dificuldades logística do resort, são justamente a beleza do lugar que tem bangalôs e apartamentos encravados no meio do mato.

Aliás, na minha visão, a vocação dessa hospedagem é mais casal (pelo clima privativo e sossegado) e para eventos sociais, já que tem estrutura para eventos como salões e restaurantes campeiros.
Acredito que fazer uma convenção empresarial aqui seria maravilhoso e revigorante.
As acomodações do Villa Flor Ecoresort
Como disse, o Villa Flor Ecoresort é muito grande, maior do que parece visto se fora!
Ao todo, são 29 bangalôs, 21 apartamentos, 13 studios e 6 sobrados (2 andares).
São diversas categorias de bangalôs, sendo que os premium e master, são os maiores e mais luxuosos. E também mais “entranhados” no mato. Sim, as acomodações mais charmosas e privativas são as com acesso mais difícil, na minha opinião.
Nós ficamos no apartamento 628 (que seria a categoria standard, não havia mais bangalôs e sobrados disponíveis) que fica próximo à piscina aquecida e bem longe da recepção. O apartamento é grande, mas normal, menos legal que as outras acomodações …kkkk





Pertinho desse apartamento ficam os bangalôs premium com banheira, eles são amplos e com estrutura completa, com quarto e sala.
O bangalô master é o maior com 2 andares, que parece uma cabana de madeira de 2 andares!
Os studios possuem lareira e cozinha americana e são mais confortáveis que os apartamentos.
Já os sobrados são verdadeiras casas, enormes, para famílias maiores (até 6 pessoas) e com estrutura completa. Eles ficam longe da recepção, em frente ao playground, numa parte mais plana da propriedade. Essa área lembra um condomínio residencial em frente a uma pracinha.



A estrutura de lazer do Villa Flor Ecoresort
O Villa Flor Ecoresort tem um estrutura de lazer bem agradável.
Ao lado do prédio onde é servido o café da manhã há uma casinha da árvore, pequena e charmosinha, com mesas e cadeiras como se fosse uma sala de aula.
O resort possui também uma quadra de futebol (anexa ao centro de eventos). Junto dela estão o espaço kids, com vários brinquedos, pelúcias e fantasias para os mais pequenos.
Também ali está a área de jogos com sinuca e pebolim, além da academia no mezanino (aliás bem completa, com vários aparelhos).




Em outro prédio (pertinho da quadra) estão as piscinas e o restaurante da piscina. Elas (adulta e infantil) são cobertas e aquecidas. Aqui no sul, piscina externa não é muito usável… com esse nosso frio e umidade, a piscina térmica é uma ótima pedida! As toalhas da piscina são retiradas no próprio local, ao lado da piscina.



Em frente aos sobrados, há um enorme gramado com lago (cercado) e parquinho. Esse lugar lembra muito uma pracinha de um condomínio… Nesse gramado, os hóspedes se encontram para tomar um chimarrão enquanto conversam e as crianças brincam!
O lugar também é ótimo para fazer o piquenique (que pode adquirido no hotel), você pode se informar na recepção.
O Villa Flor Ecoresort também possui várias trilhas, curtas, mas bem íngremes. É interessante caminhar entre as árvores, o caminho é bonito, mas pode ser cansativo para algumas pessoas, pois o terreno é bem inclinado…



A parte mais bonita é a trilha da pinguela ou Ponte Pênsil. Embaixo dela tem o trapiche e o lago para pesca esportiva, com peixes lindos.
A natureza do lugar é realmente impressionante, cheia de recantos lindos.
Gastronomia – a alimentação no Villa Flor Ecoresort
O salão do café da manhã fica em frente á recepção, logo na entrada do resort. Para os hóspedes que estão nas acomodações mais do final da propriedade (como nós), talvez será necessário ir de carro para o café da manhã.



A diária do Villa Flor Ecoresort inclui café da manhã no estilo bufê. No estilo café colonial, o bufê tem vários bolos, doces e salgados, fritos, assados e folhados, “tipo aqueles de festa”. Além frutas, frios, iogurte e ovos.
Tem bastante variedades de guloseimas e é bem gostoso. Não é meu estilo favorito… confesso que eu prefiro algo mais artesanal, quentinho… Mas sem dúvida é um baita café da manhã, e dependendo da sua fome, você não vai conseguir almoçar depois.
Há o restaurante da piscina que oferece petiscos como fritas, salgados e bebidas. Ele fecha aproximadamente pelas 20h e após esse horário não há o que comer no hotel.
Não há serviço de quarto.
Boa parte das acomodações possui cozinha americana e você poderá preparar algum lanche ou pedir uma refeição (por aplicativo) para comer no quarto. Em geral, há pratos e talheres nos quartos, para que você possa fazer sua refeição…
Há dois restaurantes campeiros para realização de confraternizações particulares como festas e reuniões empresariais. Eles tem mesas, cozinha e estrutura completa para eventos. Inclusive, o resort é uma ótima opção para a realização de eventos e convenções empresariais, justamente pelo conjunto da estrutura.


Minhas conclusões sobre o Villa Flor Ecoresort
O ideal é reservar no Villa Flor Ecoresort em períodos ensolarados para aproveitar melhor a estrutura e a natureza do hotel.
Apesar de ser super família, ter estrutura para crianças. O resort tem uma pegada mais intimista e os bangalôs são naturalmente acomodações mais românticas. São perfeitas para relaxar e tomar um vinho.
Você vai ter que sair para comer em algum restaurante, pedir comida ou cozinhar, pense a respeito antes da viagem. Se gostar de cozinhar, peça a acomodação com a cozinha mais completa, talvez até o sobrado.
Ligue ou passe um whats para o resort e tire suas dúvidas antes de reservar. São várias configurações diferentes nas acomodações, mudam alguns detalhes que podem acomodar mais ou menos pessoas. E no site (do hotel ou sites buscadores) não fica muito claro isso.
Considere a localização da acomodação antes de reservar. Lembre-se que o resort é muito grande e você vai ter que percorrer um caminho íngreme e longo…
Eu gostei muito de conhecer esse resort. Me surpreendeu pela beleza e pelo tamanho. E voltaria com certeza.
O que eu sugeriria como melhorias seriam a manutenção dos enxovais (vi muitos lençóis e cobertores com rasgos e descosturados) e a questão do restaurante ou serviço de quarto. Comer no hotel facilita bastante a vida do hóspede…
Informações importantes sobre o do Villa Flor Ecoresort
- ONDE: R. dos Pinheiros, 90 – Nova Petrópolis, RS, 95150-000, quase em frente á fabrica da Dakota Calçados
- QUANTO: a partir de R$ 420,00 á diária para casal com café da manhã. Consulte valores aqui!
- HORÁRIO: 24 horas
- É INDICADO: para casais, famílias ou eventos (particulares e empresariais)
- ESPAÇO KIDS: tanto coberto, quanto externo
- DICA: Leve repelente, pois há bastante mata ao redor das acomodações. Se informe antes de reservar, sobre a localização da acomodação.